lundi 31 janvier 2011

«Um Mundo sem regras» de Amin Maalouf – II

Depois de feita a apresentação do autor deste livro e o dos princípios porque se rege prossigo a minha análise destacando dele alguns trechos que, como este, ora dão pistas sobre « caminhos » a seguir, ora me permitiram redescobrir pedaços da história humana recente e rever outros cuja exacta dimensão e consequências até aqui ignorava ! Assim :


« …populações com múltiplas origens, que vivem lado a lado em todos os países, em todas as cidades, vão continuar a olhar-se entre si através de prismas deformantes – algumas ideias feitas, alguns preconceitos ancestrais, algumas fantasias simplistas ? Parece-me que chegou o momento de modificar os nossos hábitos e as nossas prioridades para nos colocarmos seriamente à escuta do mundo onde estamos embarcados. Porque neste século já não há estrangeiros, já só há « companheiros de viagem ». Quer os nossos contemporâneso habitem do outro lado da rua ou no outro lado da terra, estão a dois passos da nossa casa. Os nossos comportamentos têm efeito na sua carne, e os seus comportamentos têm efeito na nossa.


Se pretendemos preservar a paz civil nos nossos países, nas nossas cidades, nos nossos bairros e no conjunto do planeta, se desejamos que a diversidade humana se traduza por uma coexistência harmoniosa e não por tensões geradoras de violência, já não podemos permitir-nos conhecer « os outros » de maneira aproximativa, superficial, grosseira. Temos necessidade de conhecê-los com subtileza, de perto, direi mesmo na sua intimidade. O que só pode fazer-se através da sua cultura. E em primeiro lugar através da sua literatura. É aí que ele revela as sua paixões, as suas aspirações, os seus sonhos, as suas frustrações, as suas crenças, a sua visão do mundo que o rodeia, a sua percepção de si mesmo e dos outros, inclusive de nós próprios. Porque ao falar dos « outros » convém nunca perder de vista que nós próprios, quem quer que sejamos, onde quer que estejamos, somos também « os outros » para todos os outros.


É claro que nenhum de nós tem a possibilidade de conhecer tudo o que gostaria ou deveria conhecer desses « outros ». Há tantos povos, tantas culturas, tantas línguas, tantas tradições pictóricas, musicais, coreográficas, teatrais, artesanais, culinárias, etc. Mas se encorajássemos qualquer pessoa a apaixonar-se desde a infância e ao longo da vida por uma cultura diferente da sua, por uma língua livremente adoptada em função das suas afinidades pessoais – e se ela estudasse ainda mais intensamente do que o indispensável a língua inglesa – daí resultaria uma tessitura cultural densa que abrangeria todo o planeta, reconfortando as identidades temerosas, atenuando os ódios, reforçando pouco a pouco a crença na unidade da aventura humana e tornando possível, por esse facto, um sobressalto salutar.


Não vejo objectivo mais crucial neste século e é claro que, para termos os meios para o alcançar, devemos atribuir à cultura e ao ensino o lugar prioritário que lhe cabe.

Talvez tenhamos começado a sair, nos Estados Unidos e fora, de uma era sinistra onde era de bom-tom cuspir na cultura e fazer da incultura um testemunho de autenticidade. Uma atitude populista que, paradoxalmente, se junta à do elitismo, na medida em que, tanto num caso como no outro, se aceita implicitamente a ideia segundo a qual a « população » teria capacidades limitadas, que não conviria pedir-lhe demasiados esforços intelectuais, que bastaria fornecer-lhes caddies bem carregados, alguns slogans simplistas e diversões fáceis, para que fique piedosa, tranquila e reconhecida. E que a cultura deve ser o apanágio de uma ínfima minoria de iniciados.

Trata-se aqui de uma concepção desdenhosa e perigosa para a democracia. Porque não podemos ser totalmente cidadãos ou eleitores responsáveis se nos deixarmos manipular passivamente pelos propagandistas, se nos deixarmos inflamar ou acalmar segundo a vontade dos governantes, se nos deixarmos arrastar docilmente para aventuras guerreiras. Para poder decidir com conhecimento de causa, sobretudo nos países cujas orientações determinam em grande medida a sorte do planeta, um cidadão tem necessidade de conhecer em profundidade e com subtileza o mundo que o rodeia. Acomodar-se à ignorância é renegar a democracia, é reduzi-la a um simulacro.

Por todas estas razões e algumas outras, estou convencido de que a nossa escala de valores só pode basear-se hoje no primado da cultura e do ensino. E que o século XXI, para retomar a frase já citada, será salvo pela cultura ou então soçobrará.


O combate para « manter o mundo » será árduo, mas o « dilúvio » não é uma fatalidade. O futuro não está escrito de antemão, é a nós que compete escrevê-lo, concebê-lo, construí-lo – com audácia, porque é preciso ousar romper com hábitos seculares ; com generosidade, porque é preciso unir, tranquilizar, ouvir, incluir, partilhar ; e acima de tudo com sensatez. É a tarefa que incumbe aos nossos contemporâneos, homens e mulheres de todas as origens, e eles não têm outra alternativa senão assumi-lo.

Quando um país está mergulhado no marasmo, pode sempre tentar-se emigar, quando o planeta está ameaçado, não existe a opção de ir viver algures. Se não queremos resignarmo-nos à regressão, tanto para nós próprios como para as gerações vindouras, devemos tentar inflectir o rumo das coisas. »



A ideia de que a resposta está na cultura e no ensino/educação dos povos parece-me não só justa como ao alcançe de todos nós! E a primeira imagem que me veio à ideia foi a de trabalhos realizados pelos alunos da E.I.G. (Escola Internacional de Genebra, aquela que situada perto da O.N.U.)) onde trabalhei durante algum tempo ainda recentemente, cujo tema se debruçava nas múltiplas e diferentes nacionalidades presentes na própria escola realçando as características específicas a cada uma, como a sua língua, as suas tradições etc., promovendo a troca de informação e de ideias, transformando assim aquilo que as distingue numa riqueza que mais não quer que ser partilhada, num património comum a toda a humanidade! Sim porque aquilo que nos distingue não tem forçosamente que nos separar… antes nos deveria unir no respeito pelo direito à diferença ! E vocês o que acham ?


P.S.: Um clique sobre o título e terão acesso a mais informação sobre o autor!

30 commentaires:

  1. Conheces o meu "blog a sério", o «Persuacção»? É em http://persuaccao.blogspot.com
    Posso pedir ao meu «compère» Paulo Moura para lá publicar um excerto deste teu texto, remetendo para este teu post?

    RépondreSupprimer
  2. São,

    Antes de mais um Bom Dia!
    Deves ter-te visto ...dida para ler este Post, é que andei às voltas para conseguir formatá-lo duma forma simpática e que sobretudo ajudasse a distinguir o texto em si daquilo que escrevo a (des)propósito e só agora é consegui(+-)! Quanto à pergunta que me fazes, pensei já lá ter estado mas agora que de lá vim dei-me conta que não tinha reparado nas fotos de todos os seus membros (não sabia que tu e o Orca faziam parte, pensava que era do Paulo Moura que entretanto teria convidado a AnAndrade)... para veres como sou despistada!
    Mas antes de te responder explica-me o porquê dess ideia? Porque o texto te interessou? ou apenas porque me queres ajudar?! É que se for apenas para me ajudar é capaz de não ser boa ideia!! Partilhar este livro e as suas ideias, bem como a descoberta do seu autor (que conheci graças ao tradutor) confesso que é uma ideia que me agrada, mas gostaria de realmente despertar o interesse dos "outros"!! Fico â espera da tua resposta! Com um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  3. Laura, nunca te sugeriria publicar isto no «Persuacção» se não achasse que o tema (a compreensão recíproca em vez do choque entre culturas) se encaixa perfeitamente no espírito desse blog.

    RépondreSupprimer
  4. São,
    Óptimo e por favor não leves a mal, é que por muito que a ideia me agrade não queria que a simpatia que existe entre nós (que tanto me agrada) fosse a razão principal senão a única!!
    Sendo assim podes avançar! E já agora, diz-me já tinhas ouvido falar deste escritor ou de alguns dos seus livros (deste em particular)? E de Jean Ziegler já ouviste falar?! Li recentemente um livro seu que tb me deu imensa vontade de partilhar!! Bem não te chateio mais! Inté

    RépondreSupprimer
  5. Desconhecia, quer o autor quer os seus livros. Também por isso me parece interessante partilhar. Mas para a próxima entendes-te com o Paulo Moura. Ele é que é o dono do blog e eu sou só uma grande malucona (aliás, já viste a sugestão que publiquei há pouco no Persuacção?)

    RépondreSupprimer
  6. São,
    Como queiras! E tu és muito mais que isso que dizes ser (e qu'inda bem que és!!), aliás obrigada à mesma, pois ainda assim a tua ideia pareceu-me boa e sobretudo soube-me bem!! Inté...

    RépondreSupprimer
  7. Magníficos...
    O texto e o diálogo nos comentários que mostra que a Laura é uma pessoa de princípios que mais uma vez admiro...

    RépondreSupprimer
  8. Rui Felício,
    Obrigada pelas suas palavras, volte sempre e sobretudo sinta-se livre de comentar esteja ou não de acordo!

    RépondreSupprimer
  9. E o teu texto já mora no «Persuacção» ;O)
    Em meu nome e da São Rosas, bem hajas.

    RépondreSupprimer
  10. Paulo Moura,
    Apesar dos meus 51 anos devo confessar que estas duas frases, tão simples e informais, me deixaram por uns segundos muda...! Obrigada a ambos e por favor não esqueçam que todo o texto entre aspas não é meu mas sim de Amin Maalouf e que apenas é meu o parágrafo de introdução e o último escrito a título de conclusão!

    RépondreSupprimer
  11. Permiti-me fazer alguns destaques. Pus o teu texto a azul, com as citações entre aspas.
    Se não gostares, diz. Afinal, a leitura do livro é tua.

    RépondreSupprimer
  12. Paulo Moura,
    Vim agora de lá e devo confessar que os destaques correspondem em grande parte ao que mais reteve a minha atenção e que aliás determinou a selecção que fiz! Além disso e mesmo que assim não fosse, parece-me natural e até salutar que (re)publicado agora em casa de "outros" seja submetido a sua apreciação, até porque fazendo jus ao trecho em si, a melhor forma de evoluir e avançar na minha análise é perceber o seu impacto junto dos tais "outros" de que fala e cuja opinião não só me interessa como merece o meu respeito!

    RépondreSupprimer
  13. Paulo Moura,
    É que não tem piada nenhuma pôr os outros a ler com os meus olhos... inda por cima agora que uso óculos! ;)

    RépondreSupprimer
  14. É fácil de perceber por que motivo a São Rosas gosta de ti ;O)

    RépondreSupprimer
  15. Eu levo a taça... e a São Rosas o chantilly ;O)

    RépondreSupprimer
  16. Pronto, agora é que foi... tá o leite intornado! Isto é que bai ser chorar sobre leite derramado! ;0)

    RépondreSupprimer
  17. Eu não sou muito para dramas :O)
    Não poderia ser antes... sobre leito derramados?

    RépondreSupprimer
  18. Fixe, porque eu tb não... é que se m'esgotaram as piadas! :(

    RépondreSupprimer
  19. Pois... muito eu gostava de ter aqui os bonequinhos que tem a São lá na Funda! Davam-me cá um jeitaço, mais que não fosse p'ra dizer o que por vezes às palavras escapa! ;)

    RépondreSupprimer
  20. É mesmo. Mas ela também não mos empresta para o Persuacção.
    Estou a brincar, mas sabes que o sistema de comentários d'a funda São é exclusivo? Era de um programador israelita, que acabou com ele... mas instalou-o no servidor da funda São. Foi pago com uma colecta pela malta que visita o blog. Malta fixe, aquela.

    RépondreSupprimer
  21. Paulo Moura,
    Acho que já li algo sobre o assunto mas não com esse pormenor! É mesmo uma malta fixe!! Desde o primeiro comentário, atirado quase a "medo", que me sinto como em casa! Um espaço de inteira Liberdade!!

    RépondreSupprimer
  22. A regra principal é a proibição de ataques pessoais. Quem não alinha nisso (são raros mas às vezes acontece) tem um aviso e depois os comentários são eliminados.

    RépondreSupprimer
  23. Há uma afirmação do autor que achei particularmente interessante em que ele diz que “entrámos neste século sem bússula”.
    Isto levar-nos-ia à interpretação do mundo global num cenário optimista, sem fronteiras e onde as diferenças seriam uma forma de união, conhecimento e crescimento dos povos.
    Infelizmente, a realidade está longe do que o autor idealiza mas concordo que será o desejável, só que, para isso acontecer, teria de haver cedências e partilha dos grupos sociais mais favorecidos em prol daqueles que nada têm.
    Os tais “companheiros de viagem” têm de se sentir iguais e não proscritos ... só assim funciona uma sociedade globalizada ... resumindo, o desejável será valorizar, no meio da diversidade, os pontos que nos unem e não os que nos separam.
    Obrigada pela partilha, Laura ... fiquei a conhecer mais um autor!

    RépondreSupprimer
  24. Kikas,
    É isso mesmo que penso Kikas e não acho que seja nada utópico, tudo começa na educação que damos às nossas crianças, no abordar desde cedo a diversidade humana sob todas as suas formas... é no fundo aprender a aceitar o outro, começando por tentar conhecê-lo para o poder perceber! Claro que é um longo trabalho, um trabalho de anos mas que acredito valer a pena! Quanto ao autor é um verdaeiro prazer partilhá-lo não tens que agradecer e sobretudo vai passando! Com um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  25. São Rosas,
    Essa é uma boa regra! Não temos que calar o que sentimos seja sobre o que for que a nossa atenção se debruçe e nem sequer temos que concordar, mas isso não deveria nunca implicar insultar e menos ainda agredir! Basta um pouco de respeito e de atenção para com o "outro" seja ele quem for!! Por isso tens a minha toda... todinha! ;)

    RépondreSupprimer
  26. Aliás, esse é o princípio que deveríamos ter à escala global e não só no nosso cantinho, Noé?
    Eu alguma vez conseguiria ir combater contra algum povo? Quando já conheci e tenho amizade com pessoas de várias raças, graças à minha colecção e à porta para o mundo que é a internet?

    RépondreSupprimer
  27. São Rosas,
    Ora nem mais... um princípio tão simples e contudo revela-se por vezes tão difícil de aplicar!!

    RépondreSupprimer