mercredi 15 avril 2009

Solidão... vista por Chico Buarque

"Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... isso é carência. Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... isso é saudade. Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... isso é equilíbrio. Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... isso é um princípio da natureza. Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... isso é circunstância. Solidão é muito mais do que isto. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma...
Francisco Buarque de Holanda"
Um amigo enviou-me este texto e gostei tanto que resolvi publicá-lo!

8 commentaires:

  1. porque os sentimentos se confundem e equivocam... e ainda bem que há quem ponha ordem nos conceitos com a beleza com que o Chico consegue.

    RépondreSupprimer
  2. Sempre achei que enquanto nos temos a nós mesmos nunca estamos sozinhos, e quase sempre somos a nossa melhor companhia. Mas quando nos perdemos de nós... realmente não sobra nada.

    Beijinhos

    RépondreSupprimer
  3. Muito bom e verdadeiro... Ando um bocado nessa fase de procura de mim mesmo :)

    RépondreSupprimer
  4. Pas(ç)sos,
    Já neste caso o que mais me tocou não foi só o desmontar das diferentes definições (incompletas, mais do que erradas) mas a definição para mim última (em todo o sentido da palavra)... essa é realmente a solidão que mais me assusta, porque a todas as outras podes encontrar uma saída (ou uma resposta) a essa NÃO!

    RépondreSupprimer
  5. Gonio,
    Embora estar nessa fase seja já um bom sinal, pois significa que não só ganhamos consciência de nos termos "perdido" como evidencia a nossa vontade de enfrentar e resolver...espero que brevemente TE encontres!

    RépondreSupprimer
  6. Concordo com ele...
    Neste momento esrou a escutar Paião...Quando as nuvens chorarem :)
    ...Não chores , se o tempo nao rir ...ficarei a teu lado, esperando por ti...
    Perdidos na noite...unidos na sorte e na dor ...Guardando as palavras que temos pensadas de amor...quando as nuvens chorarem....

    Espero que gostes de Paião:))

    RépondreSupprimer
  7. Maria Lobos,
    Eu tb... e como!
    Paião, queres tu dizer Carlos Paião? Aquele cantor português que morreu jovem? Se é ele devo dizer-te, com toda a sinceridade, que há uma ou duas canções dele que aprecio mas digamos que não faz parte dos meus cantores preferidos! Mas esse pequeno texto, que penso tratar-se de parte duma das suas letras de alguma canção, está muito bonito!
    Mas volta sempre e tem uma boa semana!

    RépondreSupprimer