mercredi 27 mai 2020

Numa Quarta à tarde... a relembrar!



Do ponto de vista de quem sonha, chega a ser doloroso... tanta praia para caminhar e tanto mar para mergulhar! E nós aqui sedentos de lá voltar!
Neste momento a questão que mais me inquieta é a de saber quando será possível voltar a essas praias que tantas e tão boas recordações nos deixaram?!
Já a questão de como fazer (?) para não regressar à tão nociva normalidade do antes, parece-me apagar-se à medida que a cidade vai reabrindo e retomando as suas habituais actividades! 
Por estes lados, por exemplo, o tráfico intensificou-se ainda mais, com longos e barulhentos engarrafamentos, pois numa tentativa, que acredito honesta, de se promover o uso da bicicleta no dia-a-dia do cidadão, congestionaram-se alguns pontos cruciais e quase incontornáveis desta bela cidade! Ou seja mais poluição sonora e mais emissão de gazes!
Se por um lado estamos todos, ou quase todos, conscientes de que a tão ansiada mudança não seria súbita, por outro estamos também a precisar de boas surpresas, por pequenas que sejam. Daquelas que alimentam a esperança de que ainda somos capazes de controlar o nosso destino, como a criação de empregos ligados à preservação do meio ambiente, por exemplo na limpeza de rios e oceanos, numa melhor e mais eficaz recuperação e reciclagem de tudo o que é comsumido e descartado, na recuperação de zonas áridas através da plantação de árvores... eu sei lá, projectos e medidas concretas que nos façam acreditar que ainda vamos a tempo de mudar!
Pela minha parte, fico à espera que as autoridades científicas dos diferentes países conciliem esforços para convencer os governos, pelo menos europeus, a escolher um outro caminho, mais verde, mais saudável e com futuro!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire