mercredi 26 janvier 2011

Notícia desta manhã na NRJ Léman!


Esta manhã, como todas as manhãs, a caminho da segunda hora de trabalho ouvi pela rádio uma notícia que me deixou no rosto um sorriso de orelha a orelha, daqueles bem rasgados! Tão rasgado que mesmo agora, algumas horas passadas, sinto alguma dificuldade em apagar se quiser repôr o ar sério e encolhido de um dia Inverno e que talvez por isso me apetece partilhar: "L'Union Syndicale Suisse (USS) a lancé mardi (hier) son initiative populaire pour l'introduction des salaires minimaux. Les travailleurs de Suisse ne doivent plus toucher moins de 22 francs de l'heure, juge le USS. Cette dernière a jusqu'au 25 Juillet pour déposer les 100.000 signatures requises. Un salaire minimum de 22 francs de l'heure correspond à un salaire mensuel de 4.000,00 Chf pour 42 heures hebdomadaires. Les salaires minimaux n'ont rien de nouveaux. En Suisse il en existe depuis 150 ans, a rappelé Daniel Lampart"! Nada de realmente novo, trata-se apenas de fazer constar preto no branco o que já é tacitamente respeitado pela maioria dos empregadores! Actualmente o salário considerado mínimo para a maioria das actividades, exercidas a 100%, ronda os 3.000,00 Chf e acredito que a maioria dos trabalhadores declarados ganham já acima, pelo menos aqueles que conheço têm salários superiores! E só para terminar uma pequena nota, pequena no espaço que ocupa mas bem grande naquilo que de bom acrescenta à vida dos emigrantes portugueses que aqui trabalham, 4.000,00 CHF equivalem aproximadamente a 2.800,00 euros! Pois... elle est pas belle la vie?!

26 commentaires:

  1. Esse elevadíssimo salário mínimo não seria possível sem ajudas excepcionais, mesmo atendendo à grande organização e disciplina que existe no país, à indústria de precisão e a outros factores que criam riqueza.

    E uma das ajudas excepcionais vem dos sistema bancário do país, que é um verdadeiro paraíso onde ladrões de todo o mundo colocam o dinheiro.

    De resto, tudo bem...

    Beijos, querida amiga.

    RépondreSupprimer
  2. Nilson Barcelli,
    Meu caro, lamento mas não concordo! Ainda que seja verdade que, como digo desde há muito, o petróleo da Suiça seja o dinheiro e o seu sistema bancário! Mais importante do que tê-lo, e eles têm-no, é sabê-lo gerir e fazê-lo circular!! Países há neste nosso mundo com recursos naturais duma enorme riqueza (bem mais superiores aos da Suiça) onde a má gestão e as enormes desigualdades são gritantes e saltam aos olhos do mais desprevenido!! E além disso como já uma vez disse aqui mesmo neste blogue: à Suiça compete primeiro zelar pelos seus próprios interesses e não pelos interesses dos outros. Se os países de onde vêm esses tais ladrões (e alguns virão tb do nosso) não os deixassem pirar de forma escandalosa aceitando declarações de rendimento no mínimo insultuosas a fuga de capitais nesta direcção não aconteceria! Certo? Portanto não me parece lógico exigir dos outros o que não somos capazes de exigir a nós mesmo e aos nossos!! Mas por favor volte sempre e já agora dê um pulo ao Post que acabo de publicar e deixe a sua opinião! é um prazer "conversar" consigo! Um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  3. Tu 'tás a gozer c'os pobres, 'tás, 'tás...

    RépondreSupprimer
  4. São Rosas
    Olha que não... juro! O ideal em que acredito, apesar de alguns se atarefarem imenso a tentar desacreditá-lo, não é nenhuma utopia... surreal é o mundo em que hoje vivemos e nele sim tenho dificuldade em acreditar! Volta sempre! ;)

    RépondreSupprimer
  5. Não ligues, que eu estava a brincar ;O)

    RépondreSupprimer
  6. Sãozinha,
    Eu percebi filhota que estavas a brincar! Sou loira mas num sou assim tão lerda... só um bocadinho! ;)

    RépondreSupprimer
  7. São Rosas,
    Eu é que disfarço bem... nem imaginas a trabalheira que me dá!;)

    RépondreSupprimer
  8. Eu ia jurar que tinha deixado aqui um comentário...
    Ó diabo, queres ver que o gajo fugiu?

    RépondreSupprimer
  9. Shark,
    Atão bê lá se o encontras qu'eu estou curiosa de o ler!! ;)

    RépondreSupprimer
  10. São Rosas,
    Achas?! Inda apanha uma indigestão! ;)

    RépondreSupprimer
  11. São,
    Essa deixou-me perplexa!! Inda bais ter que me fazer um desenho... ai bais, bais!

    RépondreSupprimer
  12. Comer comida de prato, pode dar congestão. Comer um(a) parceiro(a) até ajuda a digestão :O)

    RépondreSupprimer
  13. São Rosas,
    Tu tens cada uma! Olha se não conseguires abrir o teu Museu (e eu espero do fundo do coração que consigas) vê se abres uma agência matrimonial... com essa tua queda p'rós aparelhamentos, quem sabe num fazes sucesso!;)

    RépondreSupprimer
  14. Sou tão casamenteira, não sou?
    :O)

    RépondreSupprimer
  15. São Rosas,
    Se és!!! Mas eu inté acho piada! ;)

    RépondreSupprimer
  16. Ó Sãozinha, vê lá se me arranjas um marido mas que saiba cozinhar, passar a ferro e fazer uma limpeza geral porque, como já te disse algures, eu sou mesmo muito preguiçosa.
    Agora quanto ao caso concreto do sistema financeiro suiço, eu quero lá saber se é um paraíso de ladrões.
    Laura, no meio da ladroagem, já eu vivo há muitos anos por isso, arranja-me mazé um emprego.
    Hotelaria é que não, detesto fazer camas ... eu gosto é de desfazê-las, lololol, isto é, sou muito dorminhoca!

    RépondreSupprimer
  17. Kikas,
    No que toca ao marido acho que o caso está em boas mãos... a piquena tem queda p'á coisa! Quanto ao sistema financeiro suiço não acho que seja esse paraíso de que falas! Têm-nos certamente, mas mesmo aí algumas alterações têm vindo a fazer-se notar. Olha por exemplo o dinheiro do ex-presidente da Tunísia Ben Ali e de alguns dos seus próximos bem como o de Gbagbo foi bloqueado poucos dias após os acontecimentos! Ver aqui:
    http://www.seneweb.com/news/Afrique/la-suisse-bloque-d-eventuels-fonds-de-ben-ali-et-de-gbagbo_n_40145.html
    E finalmente custa-me a acreditar que precises de vir para aqui trabalhar, ouso mesmo dizer que espero que nunca precises! Não por qualquer tipo de preconceito quanto ao estatuto de emigrante, mas porque isso normalmente significa que se atravessa uma situação de fragiliodade que não desejo a ninguém! De resto arregaçar as mangas, acredita, que acaba por só nos fazer bem! E vai passando que o teu passar tem graça!

    RépondreSupprimer
  18. Queres um marido que faça isso tudo, Kikas? E o cuzinho lavado com água de malvas, não queres? Tu achas que eu sou uma génia do lâmpado? Aliás, podia acontecer-me como ao génio, quando disse ao gajo que lha esfregou (ihihih):
    - Peça um desejo que eu realizo-o.
    - Quero ir-te à peida!

    RépondreSupprimer