jeudi 9 septembre 2010

1.000.000,00 CHF por excesso de velocidade!

Eis um bom exemplo da sobriedade suiça e da sua noção de justiça! Basta um clique sobre o título deste meu artigo para terem acesso à notícia tal qual foi difundida aqui em Genebra!
Então foi assim:
Um desses multimilionários que tão bem ilustram a abundância helvética foi apanhado, não com a boca na botija mas sim com o pé bem fundo no acelerador, a 290 Km/hora!! Pois bem, o veículo foi-lhe confiscado, a carta de condução retirada e submetido ao pagamento duma caução até ao julgamento! Entretanto que se vá preparando para pagar uma multa de um milhão de francos suiços!!!
Parece-lhes demasiado? Pois a mim não!!
Em primeiro lugar se lhe aplicassem a multa "standard", que nem imagino de quanto seja (sei apenas que aumenta consoante aumenta a distância entre a velocidade limite e aquela que for registada aquando do flash, podendo ir a umas boas centenas de francos suiços) duvido que a mesma tivesse qualquer efeito sobre o dito condutor que ao volante de um automóvel de luxo (cujo valor nos permitiria comprar casa, carro - mais modesto claro - e partir de férias!!) não hesitou em infringir a lei colocando a sua vida e a de outros em perigo!
Por isso mil francos, dois mil, dez mil?! Não meus senhores, não acredito que pudessem ter qualquer efeito, ainda que só pedagógico! Mais, acredito mesmo que na semana a seguir repetiria a proeza sem qualquer dor na bolsa e menos ainda na consciência!
Para grandes males grandes remédios, que é como quem diz para tanta arrogância e inconsciência uma multa bem à medida!! E muito bem medida!! Assim, duvido eu e ouso dizer duvidamos todos, que este senhor (ou outros da sua espécie, por aqui nada em extinção) tenha vontade de voltar a repetir a façanha! Além disso uma tal multa vai concerteza ser um bom reforço para as finanças da comuna em questão!!
Pois é aqui os ricos pagam... e não bufam! A isto eu chamo justiça! E vocês??

14 commentaires:

  1. Assim, sim!
    Obrigada pela visita e comentário no meu romãs. Beijos.

    RépondreSupprimer
  2. Foi isso mesmo que pensei e disse, quando a notícia "veio a lume"! Dá um certo conforto saber que vivemos num país onde a palavra justiça ainda faz algum sentido! Pareceu-me por isso importante partilhá-la sobretudo porque o que mais me insurge é saber que por essas bandas (Portugal) a pretexto de não se querer "espantar" os "ricos" esperando assim salvaguardar o investimento tudo se lhes permite! Lógica para mim completamente desfazada, pois apesar disso mesmo quando mais lhes convém "dão à sola", enquanto que aqui na Suiça onde tanto pululam e onde são tratados com outro rigor nem por isso "fogem"! Há que "educá-los"... é tudo!

    RépondreSupprimer
  3. Isso nunca aconteceria em Portugal ... aqui as multas são aplicadas conforme a infracção e estão devidamente tabeladas! E mesmo que não estivessem, a brigada de trânsito é uma cambada de corruptos!
    Infelizmente a corrupção é generalizada e juntamente com a falta de consciência cívica, temos o cocktail ideal que faz de Portugal uma república das bananas.

    RépondreSupprimer
  4. Kikas,
    Mas aqui tb estão tabeladas! Ou seja as infrações por excesso de velocidade são habitualmente aplicadas da seguinte forma: se o limite é 50Km/H e és "flashada"a 60Km/H pagas 70 CHF, mas se fores "flashada"a 70Km pagas 80CHF. Mas como a velocidade a que o senhor rolava era completamente desmesurada em relação ao limite em auto-estrada (em caso de acidente dificilmente haveria sobreviventes)foi rapidamente determinado que o caso ultrapassava os parâmetros duma simples infração ao código da estrada para se enquadrar nos de um crime.E nesses casos, para além de outras medidas, prevê-se a aplicação duma multa que vai de 10,00CHF a 3.000,00CHF diários (consoante os rendimentos do infractor - e é aqui que para mim está a verdadeira justiça)multiplicado por 360 dias!

    Nota: Os valores (70,00 e 80,00CHF) que refiro mais acima como exemplo são puramente hipotéticos, pois não sei quais seriam exactamente os valores a pagar, sei apenas que quanto maior for a distância entre a velocidade atingida e o limite estabelecido por lei maior será o valor da multa a pagar (o que para mim faz tb todo o sentido)!

    Por isso no dia em que o mesmo for possível em Portugal estaremos, senão no caminho certo, muito mais perto!

    Mas sobretudo gostei de te saber por estas bandas! Pela minha parte tenho passado pelos teus cantinhos mas pareces-me muito ausente... o que é uma pena pois gosto imenso de te ler!! Volta sempre! Um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  5. Espero ansiosamente que Portugal adopte medidas semelhantes em matéria de infracções ao código de estrada. É que, convém lembrar, um carro é uma potencial arma nas mãos de quem o conduz!
    Ah ... estive de férias e muito ocupada com outras coisas, por isso o meu cantinho andou um pouco abandonado!
    Mas a minha paixão pela escrita é superior à minha preguiça e já lá escrevi umas coisinhas.
    Quanto ao teu jardim, Laura, continua lindo e viçoso ...

    RépondreSupprimer
  6. Kikas,
    Tb eu espero que isso venha um dia (não muito distante) a acontecer! Será sinal que deixará de ser ver e de se tratar os "ricos" duma forma preconceituosa... como se duma "espécie" protegida se tratasse!! Ninguém deve estar acima da justiça! E sempre que cometam infrações, sejam elas de que tipo forem, deverão ser punidos e a punição deverá doer-lhes tanto quanto dói ao comum dos mortais!!

    RépondreSupprimer
  7. E nós?
    Bem, com essa velocidade, com esse carro, com um senhor como esse ao volante, o radar só poderia mais tarde ser declarado avariado...
    Apesar de tudo, o civismo na estrada tem aumentado. E o número de mortes tem diminuido.
    Beijos, querida amiga.

    RépondreSupprimer
  8. Nilson Barcelli,
    Até acredito que por essa bandas não chegassem ao ponto de declarar o radar avariado, mas por outro lado aplicar-lhe-iam uma multa de algumas centenas de euros, de fazer cócegas à carteira de um tal personagem e que nem sequer lhe atingiria a consciência (podendo mesmo convencê-lo de que afinal não fizera nada de grave!!)em vez de lhe aplicarem uma multa tão exemplarmente elevada quanto a inconsciência a irresponsabilidade e a falta de civismo do seu gesto! Uma multa para não esquecer sempre que, ao volante da sua "máquina", circular numa qualquer auto-estrada!
    Ainda bem que assim é! Pois pouco antes de daí partir era muitos os que conduziam sem seguro e até sem carta!!! Aqui sem seguro ninguém circula, pela simples razão que a matrícula só nos é atribuída e entregue mediante a apresentação da apólice do seguro!!

    RépondreSupprimer
  9. Com uma velocidade muito superior ao limite, a transgressão é considerada por lei como muito grave.
    E isso implica a apreensão da carta de condução.
    Não sei o valor das multas, mas, por exemplo, não parar num stop são 100 Euros...
    Beijos querida amiga Laura.

    RépondreSupprimer
  10. Não sei o que exactamente prevê a lei em Portugal para uma situação idêntica a esta, mas conhecendo o meu País como conheço sei que, infelizmente, jamais a "justiça" portuguesa ousaria punir de forma tão exemplar! Basta ver a dualidade de critérios na aplicação de penas no caso "Casa Pia"!! Todos pedófilos, mas pelos vistos uns mais que outros!!! Ou seja para escapares à verdadeira justiça basta teres un nome sonante e influente do tipo Carlos Cruz e claro dinheiro... dá sempre jeito!!

    RépondreSupprimer
  11. Só um pequeno apontamento...

    No caso da pedofilia, julgo que a Justiça terá andado bem ao aplicar a pena de 18 anos ao Bibi e menos de 8 anos aos restantes. Ainda que para o comum dos mortais os "restantes" ainda mereçam mais que os 18 anos do Bibi...

    Mas, no fim, talvez o Bibi se safe e os outros não.

    Explicando...
    Os crimes prescrevem ao fim de alguns anos.
    Com mais de 8 anos de pena, há um primeiro recurso e depois ainda há outro para o Supremo Tribunal de Justiça.
    Com menos de 8 não há recurso para o Supremo. Logo, o processo é menos demorado e talvez não prescreva.

    O nervosismo do Carlos Cruz e dos outros teve muito a ver com isso. Eles, no fundo, preferiam uma pena superior 8 anos...

    Beijos, querida amiga.

    RépondreSupprimer
  12. Nilson Barcelli,

    Antes de mais devo confessar a minha total ignorância nesse tipo de pormenores e assim sendo agradecer o esclarecimento! Mas não posso deixar de dizer que me parece estranho, para não dizer absurdo, "contentarmo-nos" com a mínima sob pena de que finalmente NENHUMA lhes venha a ser aplicada! E depois tenho dificuldade em acreditar que a diferença de penas tenha tido como objectivo facilitar a vida ao Bibi!! Ainda que detestanto o personagem não devemos esquecer que ele começou por ser vítima do sistema e só depois seu carrasco! Hoje está comprovado por estudos aprofundados nesta matéria que há fortes probabilidades que crianças molestadas virem por sua vez adultos molestadores! Pelo que não vejo razão para que a sua pena seja superior à dos seus comparsas! A haver distinção mais depressa aceitaria que fosse no sentido inverso! E se quer saber... aquilo que realmente espero, aplicadas ou não as penas, é que nenhum desses indivíduos tenha mais um dia de descanso! Que cada vez que olhe uma criança se sinta o ser mais repugnante e abjecto à face da terra!! Que a cada segundo que passe se sintam MAL na própria pele... pois essa será a prisão da qual nunca poderão escapar!

    RépondreSupprimer
  13. O sistema judicial português é complexo, dado que garante direitos aos acusados que a alguns especialistas parecem exagerados(na China e noutros países asiáticos, por exemplo, o arguido quase não tem direitos...).
    Daí que eu pense que a pena aplicada a todos os arguidos (menos o Bibi) de menos de 8 anos tenha sido para que o fim do processo seja mais rápido. Mas não tenho nenhuma certeza de que assim tenha sido, porque os juizes nada disseram...
    Isto é a realidade.
    O ideal é que houvesse justiça independentemente dos prazos. Mas lei é lei... só alterando-a é que teria sido possível outra decisão.
    Penso que a pena aplicada ao Bibi não tenha sido para facilicar-lhe a vida. Penso até que os 18 anos serão justos.
    As outras penas, com menos de 8 anos, é que terão sido aplicadas para complicar a vida aos arguidos...

    PS: Para evitar ao máximo que os recursos se arrastem nos tribunais, o Conselho Superior da Magistratura já classificou o processo da Casa Pia como prioritário.

    Mas eu não sou jurista...

    Beijos, querida amiga.

    RépondreSupprimer
  14. Nilson Barcelli,
    Meu caro amigo só posso concluir que no essencial concordo consigo... e apenas me resta esperar que assim seja! Isto é que o processo da Casa Pia não se prolongue mais e que todos eles tenham o que merecem! Até um destes dias e volte sempre! Foi um prazer conversar consigo! Um abraço de Laura

    RépondreSupprimer