dimanche 30 mai 2010

Eis a imagem actual de Portugal na Suiça!!

Vale a pena clicar no título para ver as imagens, mas sobretudo para ouvir os jornalistas suiços que comentam as imagens! É tão triste a nossa realidade que chega a ser chocante mesmo para esta Europa em crise!!!

15 commentaires:

  1. Olá laura! Também eu fiquei triste de ver a imagem do nosso país aí na Suiça. Nio entanto, é também mostrada uma imagem de que somo um povo solidário, que adoptou o Banco Alimentar Contra a Fome como uma forma de ajudar os mais necessitados.
    Olá Isabel

    Quero também agradecer o seu comentário no meu blogue. Estas palavras funcionam como faróis no meio de um mar tempestuoso.

    Bj de PG

    RépondreSupprimer
  2. Sempre estivemos na cauda da Europa.
    Não nos governamos nem nos deixamos governar.
    Somos chico-espertos e não gostamos nada de trabalhar...
    Não temos dirigentes (gestores) em quantidade e qualidade para melhorar significativamente o país, na política, nos governos, nas empresas, etc., etc.
    Portanto... não te admires. Não somos capazes de melhor que isto...
    Querida amiga, bom fim-de-semana.
    Beijos.

    RépondreSupprimer
  3. Laura,
    Acho que o texto que eu partilhei lá no "Pedaços de Nós", está tão fantástico que merece ficar aqui també registado.


    "Sem comentários! Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal. Dizia-lhe eu à boa maneira do "coitadinho" português: Sabes, nós os portugueses somos pobres ... Esta foi a sua resposta: Como podes tu dizer que sois pobr...es, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, mais do triplo do que pago eu? Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA? Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços e cartões de crédito ao triplo que nós pagamos EUA? Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 USDólares (8.320 EUROS) e vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo carro? Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do que nós ao nosso. Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 20%, pagais ainda impostos municipais. Além disso, são vocês que têm "impostos de luxo" como são os impostos na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até 300 % do valor original, e outros como imposto sobre a renda, impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel. Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado. E vocês pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA... Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa privada. Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2.080 euros. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública. Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar.

    Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.

    Vocês, portugueses ou são uns estúpidos ou uns mansos."

    Mário Rodrigues, 2010



    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  4. Solidário talvez, mas muito pouco racional! Quanto às palavras deixadas no vosso Blog fi-lo com o maior prazer! É um espaço bonito calmo, familar e despretensioso! Voltem sempre! E força para as vossas experiências como essa da sessão de pintura "musicalizada" ou de música ilustrada!!!

    RépondreSupprimer
  5. Nilson Barcelli,

    Pois, mas não seria já tempo de assumirmos uma outra postura? Ontem mesmo em conversa com uma suiça ela dizia-me a certa altura "Sabe nós aqui nunca tivemos o culto da personalidade". O governo federal é composto por 7 dos seus deputados federais representativos das diferentes cores políticas e o sistema de governação é rotativo. Ou seja cada um deles durante o espaço de um ano (talvez dois não estou bem certa, porque nos municípios o sistema é o mesmo mas por dois anos) assume o papel de Presidente da Confederação não havendo por isso tempo para se "agarrarem" ao tacho nem para corromperam! E o nosso grande defeito é esse mesmo o de alimentarmos o culto da personalidade! Passamos de submetidos e submissos a arrogantes convencidos! Damos demasiado valor ao supérfluo e empenhamos-nos em aparentar o que não somos! E é isso que é triste!! Quero crer que acabaremos por mudar!

    RépondreSupprimer
  6. Art of Love,

    Como já te tinha dito este teu texto agradou-me e além disso fez-me rir!! E claro tenho novamente que concordar com o seu conteúdo!! Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  7. Andámos há séculos para ter outra postura.
    Não o temos conseguido.
    É todo um povo que não muda e que precisava de o fazer.
    Mas contunamos à espera de um D. Sebastião e ainda não percebemos que ele só pode estar dentro de nós.
    Isto de ter 33% de genes mouro + 33% de genes árabe, explica alguma coisa...


    NOTA: todos os portugueses querem a mudança.
    Mas é a mudança dos outros...
    Escrevi um poema sobre isso há 3 ou 4 semanas, que se chamava:
    "Mudem todos que eu estou bem".

    Beijos, querida amiga.

    RépondreSupprimer
  8. Infelizmente é a realidade!
    Portugal é um país de contrastes... aumentam os novos ricos e aumentam os novos pobres. Mas simultaneamente é um povo solidário e o Banco Alimentar, bem como todas as instituições de caridade são um exemplo notável.
    Só lamento que a TV Suiça não se preocupe em denunciar as "offshores legais" que existem nesse país e que contribuem para que haja cada vez mais novos ricos, novos pobres, tráficos de influências e gula especulativa.

    RépondreSupprimer
  9. Kikas,

    O nosso povo é solidário como acredito são todos os povos do mundo, sobretudo aqueles que pouco ou nada têm! Quanto à Tv Suiça ela assemelha-se, na generalidade, a todas as outras televisões do mundo, embora a ache muito mais sóbria que a nossa e menos "espalhafatosa" que por exemplo a francesa e isto confessando-me desde já uma fã incondicional dos programas de humor desta última (com um sentido crítico bem corrosivo)! Aliás o segredo bancário é um dos temas actualmente em discussão! Mas quando o governo daqueles que vêm cá pôr o dinheiro aceitam declarações de impostos rídiculas compactuando assim e de forma bem consciente com a fuga de capitais porque há-de a Suiça zelar mais pelos interesses dos outros que pelo seu?!

    RépondreSupprimer
  10. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  11. Só hoje me dei conta que voltou sobre este mesmo assunto e ainda que concordando, sobretudo quando diz que todos nós queremos a mudança mas a mudança dos outros, fiquei perplexa quando diz que os 33% de genes mouros e outro tanto de genes árabes explicam alguma coisa! Estou bem consciente que a passagem dos Mouros/Árabes pela península deixou marcas na paisagem e até na língua, mas será mesmo que esta nossa INÉRCIA é herdada?! É que eles, ao contrário de nós, ainda têm a desculpa de serem por tradição adeptos do consumo de opiáceas que muito devem contribuir para o marasmo (de ideias e costumes) instalado nas suas sociedades! Não creio pois que os tais genes, qualquer que seja a sua percentagem, expliquem ou justifiquem o que quer que seja!
    Mas por favor volte sempre pois é um prazer conversar consigo! Um abraço de Laura.

    RépondreSupprimer
  12. Laura

    Nunca ouviu dizer "quem sai aos seus não degenera"?

    Há um outro factor que pesa muito na atitude dos povos: o clima.
    Se reparar, a riqueza, por exemplo, é inversamente proporcional à temperatura média dos países.

    Querida amiga, bom resto de semana.
    Beijos.

    RépondreSupprimer
  13. Ouvi sim senhor, mas como explicação parece-me demasiado redutora! Acredito mais depressa que o carácter comunicativo (mais ou menos extrovertido) dos povos é ele sim directamente proporcional à temperatura média dos países! Sobre este e outros temas (de interesse extremamente actual) ando a ler um livro que se chama "L'Empire de la honte" de Jean Ziegler! Não creio que tenha sido traduzido para português, mas acredite que vale a pena ler pois desmonta com enorme frontalidade e simplicidade esse tipo de ideias atrás das quais muitos de nós nos escudamos para justificar o injustificável!! Mas por favor volte sempre! Um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  14. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  15. Nilson Barcelli,
    Já reparou que essa relação que estabeleceu entre países ricos e o seu clima é pura ilusão de óptica?!
    Sim porque se os ricos vivem no hemisfério norte as riquezas essas são do hemisfério sul!!! Porque será?!

    RépondreSupprimer