vendredi 15 janvier 2021

A queda de um monstro chamado Trump... desde a minha varanda!

 


Nunca como este ano, segui de tão perto as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Um país grande, sem dúvida, mas um grande país?! Não diria tanto, pois apesar de presente no imaginário ideológico da minha mais ingénua juventude, cedo reconheci o peso da sua influência em momentos infelizes da história de alguns países.
Se por um lado ouvia com prazer e admiração um Bob Dylan ou uma Joan Baez e lamentava não me ter sido possível, pela idade como pela distância, assistir a um festival como o Woodstock, por outro condenei sem hesitação a intervenção americana no Vietnam, li com horror e indignação o livro de Bertrand Russel "War crimes in Vietnam", e mais recentemente ainda, revoltei-me com a invasão do Iraque. É, sem dúvida, um país de grandes nomes mas também de grandes horrores!
Uma figura como a de Donald Trump não passa despercebida, diria mesmo que ele faz tudo para estar sempre no centro de todas as atenções! Houve por isso momentos, ao longo da sua administração, que destituiram as minhas mais profundas convicções de toda a sua serenidade!
Em pleno século XXI, não devia ser possível arrancar crianças aos seus Pais para depois as submeter a Julgamento!! Nem construir um muro para travar a imigração, impedindo seres humanos de partir à procura de um sonho! Nem ouvir um Presidente, com palavras incendiárias, fomentar a discórdia, o ódio e até o confronto entre os cidadãos do seu país. Um homem que para reinar não hesita em dividir, com um ego ainda maior que a sua enorme ignorância (injecções de lexívia para eliminar o virus!!!).
Pela minha parte, eu quero e espero, que com Joe Biden a América volte a renovar laços com a Europa retomando os acordos de que se retirou durante o domínio insano desse senhor. É necessário o contributo de todos, sobretudo  dos grandes países industrializados, para que novas medidas de sustentabilidade, controlo e restauro do meio ambiente possam ser aplicadas a nível global com eficácia.
Por tudo isto, e muito mais que ficou por dizer, sigo com expectativa o resultado final destas eleições e torço para que Trump seja condenado e dessa forma impedido de voltar a candidatar-se à presidência dos Estados Unidos da América.
Assisto desde a minha "varanda" à queda de um monstro chamado Trump!



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire