lundi 8 juin 2009

Chegou a hora...!

Estes últimos dias foram de muito trabalho mas também de algum recolhimento e reflexão! Além disso o cansaço acumula-se e a vontade de quebrar o ritmo e quem sabe algo mais começa a pesar e a tornar-se cada vez mais evidente!
Se me reconheço acessível, até talvez demais, pois entrego-me com facilidade e acredito com maior ainda, também me reconheço capaz de cortar o cordão umbilical daquilo que prometia ser uma boa e grande amizade nos segundos que separam o relâmpago do trovão!!!
Que querem?! Paciência nunca foi o meu forte e há desilusões que já não suporto! Prefiro dez vezes um bruto, arrogante e convencido dos seus múltiplos e infinitos atributos, com quem aliás sou capaz de "gastar" algum do meu precioso tempo, a um cínico, sempre de "sorriso" condescendente e que lá do alto, do seu pedestal "imaculado", tudo nos "perdoa", mas que na primeira "contrariedade" não se coibe sequer de mentir descaradamente, sempre de sorriso nos lábios e sobretudo nunca perdendo a calma, prova irrefutável do seu "santo" carácter!!
Da mesma forma que entre aquela personagem feminina (ou como tal assumida) descomplexada, ousada e até atrevida e a "jovem" calculista, dissimulada no seu belo vestido preto (o "tal" com o qual nunca me "comprometo") que apenas se "aproxima" se achar que daí pode tirar "vantagem" ou que no mínimo nunca daí sairá com "nódoa", não hesito em preferir... e de longe... a primeira!
Resumindo e concluindo não gosto de "songas", sejam eles ou elas! Trata-se duma espécie que prolifera no mundo real como no virtual e de um jeito bem contrário à sua própria natureza... tão cheia de pudor e "graça"! Além disso resistente, como a barata, às alterações climáticas e até à radioactividade, logo... bem longe, infelizmente, de ser extinta!!

34 commentaires:

  1. Não há nada que mais prezemos no caracter dos que nos rodeiam, do que a autenticidade. Máscaras não obrigado.
    Bjs

    RépondreSupprimer
  2. E como se costuma normalmente dizer, quem fala assim não é gaga. Como a entendo cara amiga.
    Mas sem dúvida que para grandes males (neste caso) os "songas", grandes remédios.

    RépondreSupprimer
  3. Não Laura, não perco o Norte!
    O meu caminho é para o SUL...
    Obrigada
    Abraço
    Maria

    RépondreSupprimer
  4. Mais directa era difícil. Sinceramente não me pareces ser nada como te pintam por aí... Duvido que alguém se auto-descreva desta forma apenas para se auto-promover, tem de haver um fundo de verdade nisso tudo, daí que, continua assim, penso que estás no bom caminho, agradam-me pessoas com personalidade e tu pareces ser uma delas. Sinceramente, e sem quaisquer espécie de pretenciosismos, até porque é algo que odeio profundamente. ;)

    Beijos

    RépondreSupprimer
  5. Também me parece. Aliás faz parte da minha "natureza" que aliás, devo confessar, ao longo da vida me trouxe alguns dissabores!!! Uma grande parte de nós, senão mesmo a maior parte, prefere a mentira desde que lisonjeira à verdade, sobretudo se nua e crua!
    Hoje consigo conter-me um pouco mais, sobretudo tento fugir ao contacto deste "tipo" de pessoas. O problema é que não vêm com sinal de "nascença" na testa (ou na escrita)o que torna difícil a sua identificação, pelo menos nem sempre evidente ao primeiro contacto! Por outro lado e tb por natureza sou "crente"!(lol)Daí que este meu esforço nem sempre seja coroado de sucesso. Além de que não consigo nem quero contrariar totalmente a minha "essência" seria negar-me! Isso não farei nunca! Custe o que custar!
    E mais uma vez obrigado pela frontalidade da tua resposta! Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  6. Vagamundos,

    Faço minhas as vossas palavras que aliás me parecem em total harmonia com o texto que comentam!
    Voltem sempre... mesmo quando acontecer não terem a mesma opinião! Sei que mesmo em desacordo vai valer a pena "ouvir-la"!

    RépondreSupprimer
  7. Maria simplesmente,

    Claro que não perdes! Como podias tu pêrder o Norte com uma rosa dos ventos tão linda e tão presente a orientar-te?! E olha que mesmo sendo o teu caminho para o Sul talvez ainda um dia nos encontremos!!! Aliás reconheço já algumas intersecções nos nossos caminhos... como a fotografia! Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  8. Onde se lê: pêrder

    deve ler-se: perder

    E logo hoje que nem está sol (por estes lados) fui pôr chapéu num "e" tão tímido e apagado!!!
    "Lerdices" de final do dia... que me perdoem os leitores mais atentos e exigentes!!

    RépondreSupprimer
  9. contradições,

    Ora nem mais! As tesouras não me servem só para aparar as "sebes" do jardim... mas tb para cortar rente as "ervas daninhas"! E se tão depressa o digo mais depressa o faço! Aliás já está feito!
    Obrigado e volte sempre!

    RépondreSupprimer
  10. Gravepisser,

    Por erro meu não endereçei devidamente a resposta ao teu comentário mas imagino que não tenhas tido dificuldade em identificá-lo! Trata-se da resposta que vem imediatamente a seguir e com a seguinte hora: 12:06
    Desculpa lá e mais uma vez volta sempre!

    RépondreSupprimer
  11. Bem-vinda de volta, Laura!

    Pois os/as "songas" existem em todo o lado... e quando assim é, só temos 2 opções: ou aprendemos a despreza-los e não lhes damos importancia, ou simplesmente partimos para a exterminação total.

    Eu opto sempre, seja no mundo real ou virtual, pelo desprezo absoluto.

    beijinhos

    RépondreSupprimer
  12. Olá.

    Tenho um novo blog (embora o principal se mantenha também), passa por lá quando quiseres. :)

    http://aboutnothingness.blogspot.com

    Beijos

    RépondreSupprimer
  13. Gravepisser,

    Claro que passarei! Aliás "morro" de curiosidade"! Não tarda nada dou lá um salto! Até já!

    RépondreSupprimer
  14. Grande post, lindo. eu também sou assim não gosto de meias tintas não obrigado!
    Mas cuidado essa gente é perigosa...muito perigosa

    RépondreSupprimer
  15. Ana,

    Desprezo absoluto é tb o meu lema, mas não sem primeiro lhes fazer "sentir", de forma subtil, que os/as identifiquei(!) e que não estou disposta a tolerar "songuices"...! E acredita que a mensagem não só chega a quem queria como, em alguns casos, consegue ter efeitos "quase" terapêuticos provocando verdadeiras "inversões" de marcha! Coisa que nem me deveria espantar pois a falta de coragem nos/nas songas é típica e bem notória!

    RépondreSupprimer
  16. forteifeio,

    Fico feliz por ver que não estou só! Quanto ao perigo, sabes que mais? Venham eles ou elas... eu cá estarei para os receber com todo o rigor e preceito(!) como manda o livro de boas maneiras da baronesa Nadine de Rotschild!(Mais uma que virou baronesa pelo casamento, que até aí sangue azul só tingido!!)
    Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  17. Três semanas de ausência, por aqui, mas as medidas continuam saudavelmente inteiras. Para troca-tintas, a 'padeira de genève' ataca com toda a paleta. Ah, mulher de armas...

    RépondreSupprimer
  18. Laura,
    Cada um de nós tem as suas próprias máscaras. Quem não as tem? A diferença está em que uns usam-nas mais do que outros, mas todos interpretamos diversos papéis, e é aí que usamos a máscara que mais se ajusta a cada situação.
    As pessoas escondem-se atrás das máscaras, para parecerem sempre bem, porque é difícil mostrar as nossas próprias fragilidades para os outros... mostrar que erramos... que nem sempre pensamos antes de agir... que também somos humanos... e vacilamos.
    Acho que utilizamos as máscaras por termos medo de não sermos aceites como realmente somos, e por termos receio de sermos marginalizados, e não percebemos que chega sempre um dia em que as máscaras caem. Por isso o melhor é tirarmos as máscaras, e encararmos a realidade, aprendendo a viver com as nossas imperfeições, sem estarmos à espera que elas sejam reveladas de repente. Temos que ter a consciência que a grande maioria das vezes o melhor é sermos verdadeiros, e deixar as máscaras de lado.
    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  19. Art of Love,

    Lamento mas não estou de acordo! Se é verdade que ao longo da vida, sobretudo da social, somos por vezes obrigados a "ceder" em determinadas situações sob pena de sofrermos consequências por vezes mais do que desagradáveis (estou a lembrar-me por exemplo de situações a nível laboral, em que nos vemos sob o domínio de "chefes" algumas vezes incompetentes e prepotentes a quem temos que obedecer, calar e quantas vezes "encobrir" os erros (eis uma boa mascarada!)! E fazêmo-lo pois (como dizia a minha mãezinha)a barriga manda a perna mas tb porque ficamos sempre a acalentar a esperança que o nosso zelo e competência serão um dia devidamente reconhecidos! (que ingénuos!!lol)
    Devo confessar que em situações deste tipo já me senti obrigada a pôr a máscara da "ignorância", ainda que muito poucas vezes! Até porque acabei sempre por me arrepender!
    Aliás nunca foi minha preocupação agradar aos outros até porque sempre tive "o coração muito perto da boca"! O que aliás me trouxe alguns dissabores!!
    Hoje a minha principal preocupação é deitar-me todos os dia em paz comigo mesma... logo de bem com a Vida!
    Não pretendo sentir-me rodeada apenas de admiradores e menos ainda de "fieis" seguidores! Adoro a diversidade! Tive e tenho amigos tão diferentes... de diferentes idades nacionalidades, culturas, níveis sociais, formas de estar, projectos de vida/sonhos... e nunca a diversidade foi problema!
    Aliás um BOM Amigo não é aquele que sempre concorda connosco mas antes aquele que discordando o diz abertamente... chamando-nos por vezes à realidade!
    Quanto a escondermos as nossas fragilidades, o que me parece normal sobretudo se pouco ou mal conhecemos o(s) outro(s) não chamaria a isso pôr ou usar máscara!!
    Ao longo da Vida tive a minha dose de erros, alguns cometidos sem qualquer consciência outros com alguma mas "a tentação" foi bem mais forte que eu! Mais tarde, uns e outros, assumi-os e até hoje tenho vindo a tentar "resgatá-los"! De certa forma acho que com sucesso pois no final de cada dia sinto-me em paz!
    Por tudo isto prefiro cem vezes que discordem comigo de forma directa e até brutal, do que me "apaguem" e me ignorem com um sorriso nos lábios e uma mentirinha pequenina e cobarde!!
    Isso eu não aceito! E a quem assim me tratar darei desprezo!

    RépondreSupprimer
  20. PAS(ç)SOS,
    Nem me apercebi de ter estado ausente três semanas! Juro!
    Para além disso acho o termo "atacar" demasiado forte! A verdade é que enquanto não tivesse dito o que aqui disse não estaria bem comigo mesma! Era importante que aqueles a quem a mensagem se dirige soubessem abertamente o que sinto e penso!!! E sabem... pois responderam à chamada como "lobos" vestidos de cordeiros tentando passar despercebidos pelo "rebanho"!
    Fazem-me pena!!
    Mas agora sim, agora posso seguir em frente!

    Só mais uma "coisinha", este seu comentário foi o primeiro a fazer-me rir! Gostei!!

    RépondreSupprimer
  21. Art of Love,

    Dei-me agora conta que na precipitação de lhe responder, o que depois duma noite de vigília nem sempre é evidente, a certa altura (ainda no começo) cortei o raciocínio que me propunha expôr!! Assim:

    Dizia eu que se é verdade que por vezes nos vemos "obrigados" a usar máscara (ou se preferirem " a ceder" abdicando da nossa integralidade) sobretudo quando se trata duma questão de "sobrevivência" o que me parece justificável e até compreensível"! Tb é verdade que a nível do contacto humano puro e simples, logo espontâneo e livre à partida de qualquer laço, a não ser o duma possível e saudável amizade, não vejo nenhuma razão para o uso em circunstância alguma de qualquer tipo de máscara! Cada um é como é... e a verdadeira força da amizade e tolerância, que alguns tanto apregoam, está na capacidade de aceitarmos o outro como ele é (... claro que não abdicando também nós de ser como somos!)! A tolerância pode mudar o Mundo, mas só se tiver dois sentidos!

    E agora que acho ter concluído um raciocínio inacabado, despeço-me com um pequenino desabafo:
    "Gostei deste bocadinho! Até ao próximo Post"

    RépondreSupprimer
  22. O problema das pessoas que descreves é reconhece-las, o que por norma acontece já tarde demais. E infelizmente é o que mais abunda por este mundo; pessoas que sob uma pele de cordeiro são autênticos predadores que procuram o beneficio próprio.
    Já no mundo virtual a história é diferente, pois cada um aparenta o que quer e, a não ser que conheçamos o sujeito pessoalmente, dificilmente sabemos se está a ser sincero ou não.

    RépondreSupprimer
  23. André Miguel,

    Pois o problema é esse mesmo!!
    Como tu próprio dizes e como aliás já eu mesma o terei dito em resposta a um comentário mais acima: "O problema é que não vêm com sinal de "nascença" na testa (ou na escrita)o que torna difícil a sua identificação, pelo menos nem sempre evidente ao primeiro contacto!" Aliás alguns são autênticos "ícones" de tolerância e de bondade, mas vêm a "diferença" como uma "enfermidade" do tipo lepra que convém ignorar ou esconder "apagando"! Ora eu não sou de me deixar apagar... não sem mostrar o meu desencanto e a minha indignação!! Daí este Post!
    Obrigado pela força e volta sempre!

    RépondreSupprimer
  24. A frontalidade pode magoar... mas é preferível!

    RépondreSupprimer
  25. mfc,
    É isso mesmo que eu penso e sinto!Prefiro cem vezes que se mostrem abertamente em desacordo (mesmo que o façam de forma cruel) e até que tentem convencer-me do contrário(!)... do que me tratem com desprezo e me ignorem para a seguir se esconderem atrás duma mentirinha vergonhosa! Prefiro cem vezes sentir-me confrontada e até magoada que ignorada e desprezada como se fosse uma "leprosa"!!

    RépondreSupprimer
  26. Laura,
    Também a mim me incomoda extremamente a hipocrisia de algumas pessoas que de algum modo e por algum motivo passam pela nossa vida.
    A minha mãe, há uns bons anos atrás, disse-me algo que nunca esqueci: "queixo pra cima, olhar em frente e acreditar em nós próprios é caminho e meio para afastar hipócritas parasitas."
    Nem sempre é fácil detectá-los à distância, mas se formos sinceros e frontais, a verdade é reposta sem trazer consequências irreversíveis ou de maior.

    RépondreSupprimer
  27. Gilda,

    Palavras sábias as de tua mãe! O que a mim mais incomodou foi ter acreditado (na altura diria piamente, agora direi estupidamente) na imagem que tentam projectar a um ponto que me fazia redobrar de cuidados e atenções sempre que me "aproximava"... até ao dia em que a máscara caiu de forma quase natural "soprada" por uma mentirinha vil e desprezível denotando uma enorme cobardia!!! No início foi um verdadeiro choque, depois resolvi "cortar" os laços sem "barulho"... e o silêncio instalou-se e aí dei-me conta que não podia nem devia deixar passar dessa forma, que não bastava saber que de outro lado estavam conscientes de "tudo" (tanto da minha surpresa como do meu desencanto e até de ter "detectado" a mentira) e foi então que resolvi tornar pública a minha indignação mais ainda que a minha dor porque como cantou o poeta "a dor da gente não sai nos "jornais"!!
    E agora sim, vou virar a página!
    Volta sempre e obrigado pela força!

    RépondreSupprimer
  28. Muito obrigado pelos teus elogios. :)

    De facto, as bandas de que falas fazem também parte dos meus favoritos. A minha base musical reside fundamentalmente em Pink Floyd, Led Zeppelin, The Doors e Queen, mas, os meus gostos são muito vastos, adoro metal por exemplo, mas o essencial é ouvir sempre música de qualidade, é das coisas que mais contribui para a formação intelectual de um indivídio, nota-se bem, por exemplo, que o retrato deste país está espelhado na "música popular", onde tonis carreiros são idolatrados, não se pode esperar mais nada. ;)

    Beijos

    RépondreSupprimer
  29. Gravepisser,

    Não podia estar mais de acordo! O essencial é ouvir música de qualidade! Por falar nisso aqui há tempos, 2 ou 3 meses, andava cá com um "melão" que nem queiras saber!! Então não é que perdi(ou roubaram-me)um daqueles aparelhos com uma qualidade sonora excelente(MP3 acho eu que é assim que lhe chamam) que uma das minhas filhotas me ofereceu e já com muitas das minhas músicas preferidas gravadas(!)... Joe Cocker, Queen, Freddy Mercury, Dires Straits, Simply Red, David Bowie, Santana, Rolling Stones, Francis Cabrel...! Agora quero ver se lá para o Natal compro outro! Não imaginas como lhe sinto a falta!
    Diria mesmo que este mundo precisa de música... muita música, de preferência BOA!

    RépondreSupprimer
  30. Laura, já cá estive diversas vezes mas ainda não me tinha atrevido a comentar.

    Também me incomodam um pouco os "songas", para mim as coisas têm de ser "pão, pão, queijo, queijo".
    Posso estar completamente errada mas a minha experiência ensinou-me a duvidar de quem se mostra sempre muito "querido", tolerante, "fofinho" (blharrrrr)...que enjoo do caraças.
    Por outro evito as "guerras", se vejo que as discussões não levam a nada, pura e simplesmente páro, ignoro. Ando pela blogosfera para me distrair e não para me arreliar.

    Gostei da tua frontalidade, da tua escrita...
    Não gostei tanto do facto de levares as coisas muito a peito, dos teus "ódios de estimação". Acho que devias ignorar, não dar importância.

    Desculpa-me a ousadia. Espero que não leves a mal.
    Um beijo do Sul, muito a Sul

    RépondreSupprimer
  31. Ana GG,
    Mas devias, porque contrariamente ao que pensaste não fiquei nada chateada... bem pelo contrário! Mais do que gostar aprecio as pessoas que dizem o que pensam, desde que claro o façam com o mínimo de respeito(!) como foi o teu caso!
    Além disso tb a mim chega a incomodar o facto de levar a peito certas "situações" mas faz parte do meu carácter!! Hoje com cinquenta anos já consigo apesar de tudo evitar muitos "confrontos" mas quando implicam demasidado com princípios que me são caros acabo por "deitar para fora"!!! Ninguém se faz... nascemos feitos! Podemos eventualmente melhorar em alguns aspectos mas mudar totalmente não acredito! Isso para mim significaria negar-me, isto é negar a minha "essência"!!!... e apesar de tudo, com todos os defeitos que me reconheço, gosto de mim o suficiente para não chegar a esse ponto!
    Mas sabes que mais gostei muito de te "ouvir" pena é que não tenhas um Blog teu... pessoal, mas vou ver se visito tua galeria no olhares, imagino que a tenhas! De qq forma volta sempre!

    RépondreSupprimer
  32. Laura, já me descobriste. O meu olhARES não se compara ao outro, são outros "pontos de vista".

    Volto sempre, pois!

    RépondreSupprimer
  33. Ana GG,

    É verdade! No início pensei que te referias ao olhares.com site de fotografia bem conhecido, mas resolvi confirmar e percebi que na realidade não tinha percebido nada!!! de vez em quando sou cá uma lerda que nem te passa!!!
    Enfim trenguices de Laura!! E gostei muito! A tua sensibilidade tocou-me, além disso escreves bem o que ainda mais aprecio!
    Tem uma Boa Semana e até ao próximo Post!

    RépondreSupprimer
  34. Laura,
    De vez em quando distraio-me, tropeço, e acabo por vir aqui parar... lol...
    Beijinhos.

    RépondreSupprimer