mardi 5 mai 2009

Fotografia... a minha última paixão!



Para quem, como eu, gosta de fotografia aconselho a visita a um site que descobri há já algum tempo e onde acabei por publicar algumas das minhas fotos! Devo confessar-vos que esta minha paixão é recente, pois apesar de sempre ter gostado de fotografia (e de pintura) nunca tinha "pegado" no tema na perspectiva do "criador"!
Graças à máquina que a minha pequena e querida família me ofereceu por altura do meu aniversário e também a memórias "impressas" de um passado quase "recente" comecei, quase sem me dar conta, a "disparar" por aí!! E que belos "tiros"... aliás os únicos que deviam ser permitidos neste mundo de loucos!!
Escusado será dizer que desde já agradeço os vossos comentários e que, como já o disse, com isto não pretendo apenas elogios mas antes a opinião sincera e se possível mais conhecedora que porventura alguns de vocês poderão ter... porque o que realmente gostaria é que os vossos comentários me ajudassem a evoluir! Por isso por favor não se inibam e claro... voltem sempre! Aqui vai o endereço: http://olhares.aeiou.pt/Lauraflores

45 commentaires:

  1. Não posso tecer comentários técnicos. Contudo qualquer de nós poderá transmitir o seu registo de opinião, pelo que aqui expresso a minha preferência pelas 'espreitadelas e/ou olhares' sobre Genebra. Proporcionam um céu maior para voar, para imaginar, para delirar. Pessoalmente, gosto mais do que me provoca essa apetência. E aquele espaço eleito para as suas leituras é também tão tranquilizador que nos concede o direito de o ler e divagar sobre o que ali tem condições de ser descoberto nas páginas dum livro.

    RépondreSupprimer
  2. Caríssima Laura,
    Venho conhecer o seu jardim de palavras e eis que descubro alguém que cultiva um novo jardim: imagens.
    A descoberta do que nos habita deverá ser, porventura, caríssima, em todos nós um estado permanente sendo que é (falo de experiência própria)muito gratificante. Descobrirmos-nos e aceitarmos-nos faz parte do nosso processo de crescimento enquanto seres humanos.

    Tomarei a liberdade de a linkar.
    Saudações
    *__bonecadetrapos__*

    PS: Agradeço-lhe a amabilidade do seu comentário sobre as análises que deixei ao trabalho de N. Barcelli in NimbyPolis.blogspot.com.

    RépondreSupprimer
  3. Pas(ç)sos,
    Entendo a sua preferência, mas nesta fase de descoberta ainda nem sequer sei o que eu mesma prefiro! Ainda ando à "procura"... e está-me a saber tão bem!Humm! De qq forma agradeço desde já os seus comentários, goste mais ou goste menos, pois é no mínimo sinal que me dedica um pouquinho do seu tempo!

    RépondreSupprimer
  4. Bonecadetrapos,
    Antes de mais nada obrigado pela sua visita e por favor sinta-se em sua casa e claro faço muito gosto em ser "linkada" (e assim nasce uma nova linguagem... entretanto avisa-se já que a semelhança, ainda que ligeira, com "linchada" é mera coincidência e além disso apenas sonora!! (lol)Achei tanta piada que não me pude impedir de brincar!
    E agora passando a coisas sérias esta minha última paixão é de facto uma "descoberta" de mim mesma ou se quiser duma faceta até aqui escondida!
    Partilhá-la, além de fazer todo o sentido faz tb parte desse prazer que é descobrir!!
    Quanto aos comentários que fiz às análises que deixou ao trabalho de N.Barcelli pode acreditar que foram sinceras!
    Volte sempre e por favor não se iniba de comentar! Obrigado!

    RépondreSupprimer
  5. se gostas de fotografia, além do olhares.com também podes espreitar estes:
    http://www.deviantart.com/
    http://aluzasombra.blogspot.com/
    http://charquinho.weblog.com.pt/
    http://lontrices.blogspot.com/

    têm fotos excelentes




    ("Por isso desde já te peço que penses no que agora te escrevi se algum dia" :) não te preocupes, a única coisa que não suporto mesmo é falta de educação e esse não é o teu caso :) além de que é dificil conseguirem chatear-me lol)
    :)

    RépondreSupprimer
  6. Laura... Mais um jardim?

    Que bom.

    Que é que te empolga? Flores? Rostos? Grandes paisagens naturais ou Cidades? Detalhista?

    Segue o teu ímpeto, o bárbaro, o primário; Depois de teres esses trabalhos entre mãos olha-os e foca-te: Qual deles te chama?

    Aquele que disser o teu nome é o que deves seguir. E aí sim, partires para a técnica. Luz, sombra, relevo e textura, mensagem.

    Força nessa paixão (que decerto não será a ultima)

    RépondreSupprimer
  7. escarlate.due,
    Antes de mais nada obrigado pelas dicas, daqui a nada vou lá espreitar e depois logo te digo a minha opinião!
    Quanto ao resto acho que estamos entendidas! Então até mais logo e tem um excelente Dia!

    RépondreSupprimer
  8. Tempusinfinitae,

    Podes crer... é isso mesmo! Para já e para começar ando sempre com a máquina atrás de mim ... imagina que até a conduzir tiro fotos, (quando estou parada nos semáforos claro, sim que a Laura é atinadinha) e depois "disparo" sobre tudo o que me chama a atenção! Vou deixar que o tempo e a experiência me guiem! Até porque o que realmente importa é que me dá um prazer enorme! Aliás fico quase num estado de deslumbramento infantil quando no final as vejo em grande formato projectadas no ecrã do cumputador! Juro que às vezes não esperava um tão grande pormenor, ou tanta nitidez na definição de formas e cores! Fico boquiaberta e deliciada... e isso é o que realmente conta!
    Mas tb aprecio e faz parte de todo este gozo que me digam o que pensam até porque pode mesmo ajudar-me a evoluir!
    Pois, talvez não seja última... mas que é óptima é!

    RépondreSupprimer
  9. Estava para protestar com o título, "recente" em vez de "última", mas o texto esclareceu-me as dúvidas.

    Beijocas e bons "disparos"!

    RépondreSupprimer
  10. Rafeiro Perfumado,
    A verdade é que tb podia ser recente até porque não deixa de ser verdade, mas última pressupõe outras, antes e quem sabe depois, probabilidade que me agrada!...
    Disparos... não tenho feito outra coisa, tem sido um verdadeiro "tiro ao alvo"!!! Só espero ir "acertando"... alguma coisa!
    Volte sempre!

    RépondreSupprimer
  11. Rafeiro Perdumado,
    Onde se lê:

    "... até porque não deixa de ser verdade..."

    deve ler-se:
    "... até porque não deixa de ser um facto..."

    RépondreSupprimer
  12. Belas fotos. Parabéns pelo blog.

    RépondreSupprimer
  13. Dylan,
    Obrigado pela "força" das suas palavras! Volte sempre e sobretudo sinta-se à vontade para deixar a sua opinião mais sincera, seja sobre as fotos seja sobre os Posts. daqui a nada irei espreitar o seu "cantinho" e claro farei o mesmo!

    RépondreSupprimer
  14. Parabéns pelas fotos.
    Não é só o caso de serem lindas... é também o olhar sobre as coisas.

    RépondreSupprimer
  15. mfc,
    Obrigado pela força! Como nâo podia deixar de ser fui de imediato espreitar-te... fica descansado que estavas mais do que apresentável... digno duma boa fotografia!(lol) E dizia eu que fui logo ver de onde vinhas e gostei! Aliás linkei um dos teus Blogs logo de seguida... tem lindas fotos!
    Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  16. mfc,
    E não é que voltei para dar uma espreitadela ao teu outro Blog e... DELIREI! Olha estava a ver que nunca mais de lá saía!!! Claro que não resisti e comentei (até o fiz a duplicar, porque de repente dei-me conta que havia 2 espaços para isso e que sem qq critério tinha seleccionado o menos procurado(!) vai daí toca a publicar a resposta do outro lado... olha que tu dás trabalho(!!), mas deixa lá que mereces!)
    Conclusão mais um p'ra "linkar" (Qualquer semelhança com "linchar" só pode ser coincidência!) lol
    Tás a ver?! Ainda por cima é contagioso!!

    RépondreSupprimer
  17. até me deixaram inspirado

    :-)

    beleza em flor...

    beijinhos

    RépondreSupprimer
  18. Laura amiga, de fecto, ainda não conheço a obra de Boris Vian, com pena minha, mas só pela tua dica irei pesquisar...
    grato pela tua amável presença!

    Heduardo

    - agora teu lugar também é minha morada

    RépondreSupprimer
  19. Paradoxos,

    Pesquisa que eu aposto que vais adorar!
    Olha e digo-te mais começa por ler "Espuma dos dias" e vais perceber o porquê do paralelo que fiz entre a tua escrita e a dele!
    O ideal mesmo seria leres o original em francês, ou até talvez (se puderes claro) ler o original e a versão portuguesa! Vai valer a pena... acredita!
    Volta sempre... e não te esqueças de deixar o teu comentário mas sincero, senão não vale!... (e não te deixo mais brincar com as minhas panelinhas e as minhas flores!... certo?)

    RépondreSupprimer
  20. esqueci-me deste (imperdoavel):
    http://vicio-visual.blogspot.com/

    RépondreSupprimer
  21. escarlate.due,
    Fui num saltinho até lá e gostei tanto que até já "linkei"! Mais uma vez obrigado! Tem uma Boa Noite!

    RépondreSupprimer
  22. Pois é, fotografia e também uma das minhas últimas paixões, assim como caminhar pela natureza, viajar por vilas medievais e a aquariofilia.
    Estas fotos são lindas, permite-me o trocadilho, dignas do Jardim da Laura.
    Fica aqui o convite caso queiras dar um salto ao http://almagemea-jotas.blogspot.com

    RépondreSupprimer
  23. Face às imagens é impossível do meu ponto de vista tecer outras considerações que não sejam favoráveis à sua autora, sem que isso signifique bajulação. Portanto nesta matéria cara amiga não me parece possível o contraditório. As imagens estão excelentes.

    RépondreSupprimer
  24. Jotas,
    Mal li o teu comentário corri a espreitar o teu cantinho que é além de bonito, acolhedor e cheio de belas fotografias! Resultado tb eu te "linkei"! Quanto à fotografia fiz hoje umas fotos lindíssimas... sei que sou suspeita para falar mas acredita que não exagero! Este fim de semana ou início da próxima vou ver se as começo a publicar através dos meus Blogs e do site Olhares.com! Depois dá-me a tua opinião. Obrigado pela força e volta sempre! Tem um bom fim de semana!

    RépondreSupprimer
  25. Contradições,

    Meu caro amigo é sempre um prazer recebê-lo nos meus jardins, até porque a gentileza das suas palavras fazem-me bem à alma! Obrigado pelo apoio e volte sempre até porque se gostou vai ter nos próximos dias a oportunidade de apreciar mais uma nova série delas! Volte sempre e tenha um bom fim de semana!

    RépondreSupprimer
  26. Dylan,
    Não tens que agradecer, foi um prazer que espero brevemente poder renovar e se possível com mais tempo! São tantos os Blogs que me apetece visitar mas nem sempre o tempo chega para tudo!
    Há que escolher e por vezes é tão difícil!
    Tem um bom fim de semana e volta sempre!

    RépondreSupprimer
  27. Eu cá gostei!

    Mesmo não gostando de flores, achei que captaste a "coisa" de uma forma especial =)

    Escusado será dizer que prefiro as que não têm flores =D

    RépondreSupprimer
  28. Pouco percebo de fotografia. O que já fiz não me deu o suficiente para ficar sequer entusiamado.
    Quando olho, gosto ou não gosto.
    Das que publicaste, gostei, muito embora ache que ainda tens algum caminho a percorrer...
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    RépondreSupprimer
  29. Jay Dee,

    Como tu, nunca tive uma especial preferência por flores, mas nesta cidade onde agora vivo as câmaras (mairies)incentivam, todos os anos por esta altura, concursos florais decorativos por todo o "distrito" (canton) de Genebra com prémios a atribuir aos municípios vencedores! É ver Genebra a florir por toda a parte... numa amâlgama de cores e de espécies que nos invadem os sentidos! De repente senti-las e tocá-las já não basta, "nasce" então a vontade de as guardar para além do seu próprio tempo... tão efémero! Daí esta "febre" de flores! Contudo, e ainda que reconhecendo a minha ignorância no tema, "sinto" sem falsa modéstia, que algumas das fotos estão bem conseguidas! É claro que sinto tb que tenho muito que andar... mas como os caminhos são lindos o incentivo é grande e a vontade ainda maior! De qq forma obrigado pela força! Senti que foste sincera!

    RépondreSupprimer
  30. Nilson Barcelli,

    Em síntese é exactamente isso que eu penso! Obrigado pela sinceridade e bom fim de semana!

    RépondreSupprimer
  31. Laura estive agora no Olhares, onde estive a ver as suas fotografias que são muito bonitas.
    Eu ainda tenho lá o meu lugar, mas neste momento não sou Prémio, porque estou indecisa.
    Deixo-lhe aqui o link só para que possa confirmar: http://olhares.aeiou.pt/galeriasprivadas/browse.php?user_id=108780

    RépondreSupprimer
  32. As andorinhas do Mar chegaram
    Com alegria tatuada nas penas refulgentes
    Soltam chilreados estridentes
    Dançam no azul, rodopiam contentes

    A maresia adormeceu na areia
    O mar transformou-se em espelho de água
    Uma nuvem mirou-se nele
    Verteu uma última gota de mágoa


    Boa semana


    Doce beijo

    RépondreSupprimer
  33. O que quer dizer que vais colocar aqui fotografias cada vez melhores...
    Para isso há que fazer muitas... tu tens o "bichinho"... isso é importante e decisivo...
    Querida amiga, tem uma excelente semana.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  34. grat.íssimo pelas palavras no "The Braganza Mother`s".

    :)

    e agora, pernoito.me aqui, rumo à maré próxima.

    [se me permite]

    Abraço ,,,,

    RépondreSupprimer
  35. E então?

    Como vão esses jogos de luz e cor?

    A empolgação boa de se ser pequenino pelo gigante das imagens?

    Aguardo, tenho todo o tempo para aguardar

    RépondreSupprimer
  36. Maria simplesmente,
    Fui ver a sua galeria e gostei, tb eu deixei a minha opinião e honestamente não entendo a hesitação! Devia continuar e depois parece ainda bastante acessível! Além disso é uma actividade on damos azo ao nosso espírito de observação e até à nossa imaginação e é claro serve tb para pôr em prática ou adquirir (como é o meu caso) conhecimentos técnicos! Enfim acho um excelente "passatempo"!
    Vá lá Maria, assim poderíamos trocar opiniões, experiências... sei lá a ideia de ter uma "cúmplice" nesta aventura da fotografia agrada-me! A si não?

    RépondreSupprimer
  37. Profeta,

    Seja Bem Vindo... quem vier por Bem!

    Que a nuvem, agora mirrada,
    pela última gota vertida,
    possa ascender branca e ligeira
    no azul imenso do céu!

    Para aí aos poucos se encher,
    ao som de chilreios estridentes
    e voltear, rodopiando, contente
    de verter suas mágoas na gente!

    Um aboa semana para si tb!

    Laura

    RépondreSupprimer
  38. Nilson Barcelli,
    Espero bem que sim, pelo menos vou tentar! Aliás estou a publicar no olhares.com diarimente! O tempo é escasso para tudo! Trabalho, família, escrita e agora a fotografia! Estou a tentar gerir tudo mas devo confessar que não está a ser fácil! O que vale é que eu não sou de desistir, por isso vá espreitando e dizendo de sua justiça! Farei sempre muito gosto nisso!
    Entretanto fui até ao seu cantinho e achei-me... surpreendida até à lágrima!
    Uma excelente semana para si tb!

    Laura

    RépondreSupprimer
  39. Paulo Intemporal,

    Refere-se ao pequeno texto de 06/05/09:
    "Sou um pouco de tantos e tão pouco de mim..."
    Não tem que agradecer. Disse apenas o que senti quando O li!! Ainda bem que gostou! Quanto a pernoitar, faça de conta que está em sua casa, além de que os meus jardins são vastos e fazem fronteira com o litoral das "lágrimas", não lhe será por isso difícil apanhar a próxima vaga... na sétima onda!!
    Volte sempre! Eu sempre que puder irei espreitar!

    RépondreSupprimer
  40. Tempusinfinitae,
    Vão óptimamente, embora condicionados pelo tempo que cada vez tenho mais dificuldade em gerir de forma satisfatória! Família, casa, trabalho, escrita e fotografia hummmmm... tenho momentos em que me é difícil cumprir com as prioridades estabelecidas (por mim mesma note-se!!!) Mas enfim vou fazendo o melhor que posso! E sobretudo sinto-me feliz com o que faço... é tudo uma questão de tempo, que hei-de dominar, como aliás tudo na minha vida!

    RépondreSupprimer
  41. PreDatado,
    Pois é... e pelos vistos partilhamos o mesmo!!!(lol)Claro que o seu comentário me despertou a curiosidade (it kills de cat!)e dei uma espreitadela em dois dos seus Blogs )(aquele em que descreve detalhadamente os seus "rituais" diários e o das fotos onde descobri algumas tiradas aqui na suiça - Musée historique de Lausanne e da Rue du Mont-Blanc -que, claro "linkei")Pois vi e gostei! E como sempre disse "seja Bem Vindo que vier por Bem!"Apareça mais vezes que eu farei o mesmo!

    RépondreSupprimer
  42. Laura,
    Por onde andas??? Perdeste-te a dar "disparos" com a tua nova máquina fotografica???

    :)

    Entretanto faço-te aqui um verdadeiro copy/past do comentário que te fiz lá no "Pedaços", para que fique também aqui registado para a posteridade:

    Deixa-me que te diga que parece-me que a tua família ao oferecer-te uma máquina fotográfica nova, acabou por fazer despertar em ti uma paixão objectiva com corpo de vidro e metal, que te tem levado para lá do possível, e que te faz sonhar os momentos que não se repetem. E o delírio que tudo que vês provoca nos teus olhos, acaba por só encontrar sossego na imagem, que te acaba por revelar alguns segredos, não deixando nada no esquecimento. Não são unicamente clicks, porque existe sempre um suspiro a acompanhar, e uma vontade imensa de ires mais além, porque as fotografias são para ti o espelho quase perfeito de como tudo fica gravado em ti.

    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  43. Art of Love,

    Perder-me eu? Nahhh... Mas que "disparei" isso sim e como! mais de 500 fotografias!!! Juro!!!Pois... ela é assim, que se lhe há-de fazer?! Claro que apenas algumas serão publicadas, por isso se fores curioso (como pareces) dá um salto ao "olhares". Desde já te aviso que se trata de um "disparar" completamente descontraído sem qualquer tipo de preocupação (técnica ou artistíca) apenas o prazer de olhar e guardar... para mais tarde recordar!

    RépondreSupprimer