mardi 19 mai 2009

Boa e má (in)formação... como distinguir? E o que fazer?

Ganhei o hábito, quase quotidiano, de me passear pela Blogosfera!
Numa primeira fase procuro os meus cantinhos preferidos! Aqueles cujo equilíbrio se manifesta pela continuidade, deixando atrás de si um rasto ligeiro e suave, mas aromático quanto baste para não passarem despercebidos às almas mais sensíveis e sequiosas de boa (in)formação... e isto seja qual for a sua vertente (literária, politíca, humorística, ou até de actualidade mundana) ! Deixam contudo pouco espaço à "surpresa"!!
A "surpresa" essa encontramos naquele Blog de manchetes estapafúrdias que um dia transforma em notícia, de interesse geral senão mesmo mundial, a primeira conquista! À qual dá até um nome, um rosto e um corpo de sonho... claro! Não vá alguém duvidar dos seus virtuais atributos ! Não hesitando sequer em tornar públicos pormenores do foro maís íntimo mas que têm o condão indispensável de colocar em evidência aquele seu lado Rebelde e Ousado de James Dean!
E no dia seguinte, já refeito do desgaste inevitável da "performance" da véspera, grita aos sete ventos a chegada do IV Reich pelas mãos "sujas" de um afro-americano, que ao fim de apenas três meses condenou sumariamente a um destino marcado, pela derrota em particular e a desgraça em geral! E como uma "surpresa" nunca vem só, cerca de um mês depois (nem isso) confirma e agrava a pena anunciando campos de concentração por esse mundo fora, que nem "profeta" pressagiando o fim dos "tempos"!
Este tipo de notícia trouxe-me logo à lembrança um determinado tipo de jornais que fizeram a sua aparição há uns bons anos atrás! Cerca de vinte anos, talvez mais! Nem todos se lembrarão!! Salvo erro, um deles chamava-se "Jornal do Crime" o outro "Jornal do Incrível"! Por curiosidade peguei num uma vez (para nunca mais)! E que leram estes meus olhos? Uma "notícia" anunciando a recente descoberta de um "monstro" que tinha o mau hábito de se alojar no corpo humano!!! E a ilustrar a notícia de forma irrefutável a fotografia (aí umas 30 vezes ampliada) de um desses parasitas que se alojam no intestino humano com uma certa frequência e de cuja presença de quando em vez nos devemos purgar, com a preciosa ajuda de medicamentos! Ou seja um facto corrente e quase trivial transformado na descoberta do Século?!
Estou com isto a dizer que Obama fará tudo o que prometeu? Claro que não! Fará aquilo que puder e que o deixarem fazer! Os interesses em jogo são muitos e as forças em questão bem instaladas! É certamente o presidente de um dos países mais ricos e poderosos do Mundo, mas não governa só e sobretudo está rodeado, quer no seu país quer fora dele, de outros homens igualmente poderosos, cuja opinião e influência terá de ter em conta! Talvez até tenha que pontualmente ceder, do género um passo para trás para depois dar dois para a frente! Mas daí a ver nele um Hitler... não se trata de amplificação de imagem mas de distorsão pura e simples!!
Que fazer? Banir este tipo de informação? E que seria feito da tão preciosa liberdade de expressão?! Além disso para tudo e todos há um lugar! Basta encontrar aquele que mais se adequa à qualidade que lhe reconhecemos!
Quando vamos a uma aula de ginástica não vamos de saia travada e saltos altos, nem a um casamento de fato de treino e sapatilhas, pois não? Com a leitura é a mesma coisa! Temos à mesinha de cabeceira um bom livro, mas de fácil digestão, destinado a combater insónias, para pequenos trajectos o livro de um bom humorista que nos ajuda a suportar o triste fado dos transportes públicos, para grandes trajectos ou longas viagens bons romances ou ensaios, e para aquelas pausas inevitaveis na casa de banho há quase sempre umas revistas que lhe são destinadas, que poderão variar consoante o tempo da pausa ou a idade daqueles que dela desfrutam mas cujo conteúdo em qualquer dos casos não se exige precioso!!
É claro que ir de computador para a casa de banho é capaz de não ser lá muito prático, mesmo que se trate de um portátil! Mas sempre se pode imprimir "aquela" página que "berrou" pela nossa atenção e que na tal pausa nos vai fazer sentir duplamente aliviados... Huuuuufffff

47 commentaires:

  1. LOL pois bem cara Laura não é que pensei exactamente no mesmo quando li essa informação no tal do blog que julgo ser o mesmo a que se refere. Prezo muito a liberdade de expressão mas neste caso em particular e pelos constantes conteúdos dignos de um esquizofrénico em estado muito avançado sugeria um limite pois nunca se sabe quem pode ler tamanha diarreia.

    Beijinhos
    M&M

    RépondreSupprimer
  2. Anónimo,

    Meu caro anónimo ou anónima ou nem sequer perderia tempo a tentar impôr limites! Para quê? Para dessa forma poder transformar a quebra de todos os limites em desporto radical e ainda por cima se arvorar em vítima?! Não!
    Basta como disse reduzi-lo ao seu justo valor! Além disso se não existisse o feio e o mau como reconhecer e aplaudir o belo e o bom?!
    Volte sempre!

    RépondreSupprimer
  3. Onde se lê: "...anónimo ou anónima ou nem..."

    Deve ler-se: "...anónimo ou anónima eu nem..."

    RépondreSupprimer
  4. Como em tudo... há que ver o mau para dar valor ao bom, o terrífico para valorizar o belo... e pela minha parte oferecer-lhes o esquecimento a menos que sejam tão prejudiciais que se torne conveniente denunciá-los e confrontá-los com as barbaridades que expõe crentes de serem deuses supremos da razão e da palavra.

    RépondreSupprimer
  5. Jardins de Laura, se há coisa que já me apercebi neste tempo que levo de blogosfera (e três anos por aqui é quase uma eternidade) é que se encontra de tudo, mas de tudo, mesmo. Já assisti a namoros, rompimentos, casamentos, divórcios, nascimentos e até à morte. Com a escrita é a mesma coisa, tanto já encontrei textos que me prenderam e me fizeram ler até ao fim como encontrei palavras ordenadas que me fazem esboçar um sorriso e procurar alegremente o X do canto superior direito.

    Beijo!

    RépondreSupprimer
  6. Pas(ç)sos,

    É exactamente isso que penso!
    Aliás depois do Post da "Cadeira" em que deixei a possibilidade a todos, sem excepção, de comentar quando pensava que o assunto estava definitivamente arquivado (2/3 semanas depois) vou dar com um tal reboliço que me espantou ainda mais do que chateou!! Tentei quase em tom de brincadeira restabelecer a ordem nos meus jardins começando por "puxar" delicadamente as orelhas às crianças e agradecer que se retirassem! Aí foi um desfilar de impropérios! Como se fosse normal e aceitável entrar a qualquer momento em minha casa para "insultar" e ameaçar quem cá por cá passa (sem esquecer a dona claro!)!!!
    Não me restou pois outra solução senão a de restringir o acesso a este meu Blog que sempre se quis livre!
    Feito isto e numa atitude, assumida sem peias, que qualifico mesmo de "terapêutica" (se a parte interessada souber aproveitar, o que duvido!) resolvi publicar a análise que agora quis comentar.
    Para grandes males grandes remédios!
    Obrigado... e volte sempre!

    RépondreSupprimer
  7. Laura, concordo plenamente consigo.
    Mas a blogosfera também nos ajuda a descobrir pessoas interessantes que provavelmente nunca descobriríamos sem a sua ajuda.
    Gosto de a ver no meu "photomaton".
    Obrigada por lá passar!

    RépondreSupprimer
  8. Rafeiro perfumado,

    Habitualmente tb é esse o meu procedimento! Quando não gosto viro a página, mas daquela vez não consegui!! Ao ler a adulteração propositadamente ordinária a uma letra de Zeca Afonso num dia que "ela" melhor do que ninguém celebra... foi superior às minhas forças! Não me incomoda rigorosamente nada que não gostem de Zeca Afonso, que não o ouçam e que o digam, mas que para isso sintam necessidade de "achincalhar" com a "obra" de um homem cuja qualidade (bem reconhecida mesmo por pessoas de outros horizontes políticos) e cuja atitude de vida foi sempre pautada pela humildade e pelo respeito... isso não posso deixar passar!
    Por isso ousei comentar no Post do tal Blog, com firmeza e indignação mas sempre com educação e como as suas respostas atingiram um nível ainda pior retirei-me e no meu cantinho dei livre expressão à minha revolta mas sempre com aquele nível de educação que naturalmente se impõe a quem se quer de BEM!
    E foi o que se viu! O bom "vencedor" sempre que pode evita o combate, mas quando não pode não tem outro remédio senão dar forte e feio!!!
    E não é por nada mas tenho cá a impressão que descendo, em linha directa, da padeira de Aljubarrota! Tá a ver? Aquela senhora que arrumava para canto aos 7 duma vez!Pois... essa toda!! De lá para cá só troquei a pá pelas tesouras!!

    RépondreSupprimer
  9. Laura,
    Tb eu gosto muito de a ler! E digo isto com a mais profunda sinceridade! Gosto da sua frontalidade e da forma sensível como a transmite nos seus textos!!E obrigado pelo apoio!
    Mas note que será sempre Bem Vinda, mesmo quando não concorde, até porque já percebi que o saberá expressar com respeito!
    Um abraço de Laura!

    RépondreSupprimer
  10. Abstraíndo o fenómeno da cultura há sempre por base o bom senso.

    Sinceramente desconheço esses "reboliços". E também não estou interessado nos seus meandros.

    O bom do poder de decisão é que se há palavras que me enlevam e prendem, outras há que só pela forma de pontuar e adjectivar se conclui que é mais "do mesmo". E a partir daí o click para a saída não deixa margem para dúvida.

    Não vale o desgaste, o focus, os minutos.

    Continua a semear os teus Jardins. Por estes sim, venho sempre e demoro-me. A menos que corras comigo... :)

    PS. Aprecio o teu raciocinio politico. E atenção que aqui não falo de doutrina.

    RépondreSupprimer
  11. tempusinfinitae,

    Pois foi em nome desse bom senso que resolvi agir, libertando os meus "jardins" de ervas daninhas!! Para que nele possa continuar a semear a diversidade na harmonia e a pluridade na concórdia! Pelo direito à diferença... no respeito do outro! SEMPRE!
    Obrigado pela frontalidade!
    Será sempre Bem Vindo quem vier por BEM!

    RépondreSupprimer
  12. Também eu tinha uma esperança exacerbada em Obama inclusivé queria ver com os próprios olhos a eleiçao de um negro que seria algo de extraordinário.
    Penso que ser um novo Hitler é um grande exagero, mas depois de ter lido várias coisas a propósito do Clube Bilderberg, da Nova Ordem Mundial e também do golpe de 11 de Setembro, custa-me muito a crer que o Lobby illuminati o Lobby Judeu e um grupo dos 300 que por lá existe e que dominam a classe politica tenham deixado um negro ser presidente dos Estados Unidos. As peças não encaixam amiga e tenho muita pena.

    RépondreSupprimer
  13. Como tenho vindo a alargar a rede de blogs que leio, vou diminuindo a % de posts que leio de inicio ao fim. Isto porque é natural que lendo o que algum blogger escreve umas coisas me interessem e as outras não despertem em mim mais que um bocejo. Certamente o mesmo acontece a muitas pessoas que lêem o que eu escrevo.

    E cada vez mais serei assim, a blogosfera provoca um certo cansaço ao fim de algum tempo. Tal como o rafeiro, já vi de tudo por cá, das coisas mais felizes às mais tristes.

    Quanto ao Obama, mantenho o que já dizia na altura da campanha. Se votasse nos EUA, votaria nele, mas que ele estaria longe de ser o Messias que anunciavam. Também não creio que arraste consigo uma revolução do tamanho do mundo... seja para o bem ou para o mal. É apenas mais um politico, que dependendo do seu trabalho, no fim do seu mandato ficará como competente ou incompetente.

    RépondreSupprimer
  14. Forteifeio,

    Eu continuo a ter esperança, mas não a qualificaria de exacerbada, até porque a Vida ja me ensinou a moderar as minhas expectativas em todos os domínios!! Mas sim continuo a acreditar que ele representa o princípio de uma mudança que, mais do que espero, desejo seja para o BEM! Até porque continuo a acreditar no ser Humano e mesmo as excepções que infelizmente se conhecem mais não fazem que confirmar a regra! Quanto à possibilidade de um dia o Planeta formar um todo com um governo centralizado com representação de todos os seus continentes e povos não vejo nisso nada de terrível! Que diriam os nossos antepassados do início de século XX, para não ir mais longe, duma União económica Europeia?!
    Atitudes como a do "Velho do restelo" haverá sempre em todas as épocas, o medo da mudança é sitoma da sua inevitabilidade!!
    A evolução continua apesar de nós e depois de nós, como aconteceu com os nossos avós, bisavós e acontecerá com os nossos filhos, netos... eu, ainda que o receie, acredito no Futuro!
    Mas assim mesmo, gostei de "ouvir" a sua opinião... volte sempre!

    RépondreSupprimer
  15. afectado,

    Mas é aí que está o "problema" não é o Messias é um Homem, com qualidades e defeitos e sobretudo com limites (seus e de outros)!! Daí talvez a desilusão de alguns de nós!! Mas não se pode pretender que alguém mude o que de errado se faz por esse mundo fora há anos e anos, em meses!! A paciência é mãe de todas as virtudes, temos de dar tempo ao Tempo! Ainda é muito cedo para o julgar, quanto mais para o condenar... condenando ainda por cima todos nós ao pior dos destinos!!!
    Volte sempre!

    RépondreSupprimer
  16. Minha cara amiga achei este post muito interessante sobretudo pela forma escolhida para criticar uma opinião com a qual não está minimamente de acordo. Sim comparar o Obama a Hitler é no mínimo caricato, para não lhe chamar outra coisa. Obviamente e é como diz o Obama não é nenhum Messias e as suas opções políticas estão condicionadas interna e externamente quer por outros lideres políticos quer por grandes grupos económicos que como sabemos também conseguem interferir e de que forma na esfera do poder. Penso no entanto que ele indiscutivelmente terá um melhor desempenho do que o seu antecessor George Bush que foi um desastre e a desgraça do seu país e do próprio Mundo mas até vou mais longe acho que ele até vai ser capaz embora numa conjuntura económica complicada fazer melhor trabalho que o Bill Cliton. Continuação de excelentes abordagens.

    RépondreSupprimer
  17. Na teoria um governo Mundial que se preocupasse com todos seria excelente, mas o plano deles não é esse. O Plano está a ser delineado à séculos.
    Para começar vê o filme zeitgeist.
    Basta clicares em zeitgeist.com

    RépondreSupprimer
  18. Por aqui encontramos de tudo...
    Compete-nos fazer essa triagem.

    RépondreSupprimer
  19. Olá.
    Também não conhecia o teu espaço, e fiquei agradevelmente surpreendido pela qualidade da escrita. Peixeiradas com bloggers "rivais" à parte, e apesar de seres "novata" como dizes, acho que tens futuro na blogosfera, desde que não te deixes apanhar pela teia que já referi por diversas vezes no meu espaço, teia essa que uma vez "montada" é como um buraco negro e uma vez lá caída, dificilmente consegues sair.
    Peço desculpa se isto soa cru e/ou pessimista, mas estou nisto há tempo suficiente para saber do que falo... ;)

    Obrigado pela visita, volta sempre, farei o mesmo.

    Cumprimentos :)

    RépondreSupprimer
  20. Gravepisser,

    Obrigado pelas tuas palavras, sobretudo quando te referes à qualidade da minha escrita! Quanto às peixeiradas posso jurar que não as procurei, mas se me procuram não fujo nem dou a outra face! Enfrento! Além disso acho que tendo sido firme e rigorosa não deixei de ser educada e até bem humorada!
    E não tens que pedir desculpa pois não soou nem a cru nem a pessimista, mas antes a frontal e realista! Volta sempre que quiseres e tal como hoje deixa a tua opinião honesta e directa! Eu farei o mesmo! Até ao próximo Post!

    RépondreSupprimer
  21. mfc,

    Tens razão! E habitualmente é isso que eu faço. O meu único erro foi ter dado a minha opinião acreditando que do outro lado se oporiam, mas com respeito... e não foi o caso!
    Além de que gosto duma boa discussão, pautada por uma boa argumentação se possível bem documentada onde se vislumbre "conhecimento", inteligência e humildade! Era isso que esperava, enganei-me redondamente! Mas não me parece que seja erro tão grave que me obrigue a ouvir impropérios sem reagir! Isso não me peçam! De qq forma obrigado por teres passado e volta sempre!

    RépondreSupprimer
  22. forteifeio,

    Um plano delineado há séculos, lamento mas tenho dificuldade em acreditar! Quase poderia ser o "enredo" de um livro de Dan Brown! Ou ainda um dos episódios da série "Alias"!
    Adoro boa ficção mas não tenho o hábito de me deixar "embalar" dessa forma por esse tipo de "teorias", que dão certamente bons argumentos para cinema e "manchetes" espectaculares... porque se reparares hoje "vender" não importa que produto é o grande objectivo...o que é preciso é "facturar"
    Mas ainda assim vou seguir a tua sugestão e vou ver o tal filme de que falas logo que possa e de imediato te direi o que penso!
    Outro pormenor, li antes de ontem (20/05)uma notícia num jornal suiço que noticiava um plano de redução do consumo de combustíveis para automóveis proposto pelo Obama ao senado americano! Dizia assim "trata-se do programa até hoje mais ambicioso de um presidente americano no quadro da lutra contra o aquecimento climático"!
    E ontem à noite voltaram a noticiar (num canal francês ou suiço não te sei agora precisar)sobre Obama a confirmar o fecho da prisão Guantanamo!Como vês o que é preciso é diversificar a leitura... e claro ter alguma calma e paciência!
    Mas gostei deste bocadinho! Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  23. Congeminações,

    Pelos vistos não podíamos estar mais de acordo! Quanto ao tipo de abordagem utilizada mais não fiz que seguir os meus próprios conselhos... o que só me fica bem!
    Mas o meu caro amigo tb não me fica nada atrás nas suas abordagens! Aliás do que me lembro ter lido achei o seu humor bem mais "corrosivo"... hummm mas gostei! Volte sempre que eu farei o mesmo!

    RépondreSupprimer
  24. Vim retribuir a visita e gostei do que li. Voltarei mais vezes.

    Agora o meu comentário:
    O povo português sempre foi sensacionalista e provinciano. Esteja onde estiver são duas características da alma lusitana.
    Vemos tragédias e maldade em tudo, chegando a ser quase paranóico. Ao longo da nossa história fomos sempre uns coitadinhos, a começar por um primeiro Rei que teve que se zangar com a mãe, passando pelos conflitos com espanhóis, ingleses e franceses. Fomos sempre uns coitadinhos a quem todos querem mal! Pensamos muito pouco por nós próprios, de vez em quando lá aparece um iluminado como Fernando Pessoa, mas como somos incultos a sua obra é pouco conhecida da grande maioria. Futebol e notícias trágicas é o que interessa!
    Acreditar na intenção de Ordem Mundial é uma coisa, mas acreditar que está em curso é outra. Isso seria desconsiderar e esquecer tudo o que Filosofia e a Psicologia nos ensinaram sobre a natureza humana. Se Nietzsche tem razão quanto à Vontade de Poder, Maslow não tem menos sobre a Motivação (ainda tão pouco estudada!), bem como Sócrates (o filósofo!), Descartes, Hegel, Kierkegaard ou Jaspers sobre o livre arbítrio e a consequente imprevisibilidade do ser humano. Logo uma Ordem Mundial é impossível!
    O ser humano gosta de histórias fantásticas, e por isso mesmo os Ficheiros Secretos tiveram (e pelos vistos continuam a ter) tanto sucesso...

    RépondreSupprimer
  25. André Miguel,

    Antes de mais nada obrigada pela visita!
    Quanto à primeira parte do seu comentário, à uma parte de mim que se identifica com ele consequência evidente da experiência vivida nos primeiros 2/3 anos de vida na Suiça e que resultou da forma como apreendemos o contacto, nem sempre fácil, com os nossos "compatriotas" aqui emigrados (tipo de experiência à qual, pelo que pude ler, tb não terá escapado)! Aliás a nossa rápida integração e evolução devêmo-la sobretudo aos suiços!!
    Mas assim mesmo acho-a demasiado redutora! Apesar de tudo e ainda que lentamente as mentalidades evoluem, sobretudo quando o contacto é directo e comandado pela urgência em dar resposta rápida a necessidades básicas que é que nos fez e faz emigrar(o resto são cantigas!)
    Quero eu dizer que o contacto directo com outros povos e outras mentalidade ajuda ao processo evolutivo de qualquer povo! E ainda que seja verdade que a imagem do português na europa não é das mais prestigiadas também é verdade que essa imagem está a mudar e que entretanto características há que nos são sem qq esforço reconhecidas: Trabalhadores, honestos e humildes (esta última por vezes confunde-se com submissos)!
    Quanto à possibilidade de uma nova ordem Mundial, não a acho impossível (até porque já cheguei à conclusão que nesta vida nada é impossível!) acho sim que não é para já! Não será para nós e nem mesmos para os nossos filhos mas talvez já para os nossos netos!
    Por uma razão muito simples: cada vez se torna mais evidente que se quisermos preservar a raça humana medidas há que deverão ser tomadas de forma alargada, quer no processo da sua elaboração quer na extensão da sua aplicação, de outro modo não teremos hipótese!
    A prova mais recente e evidente desta tomada de consciência é por exemplo a recente e brilhante proposta apresentada por Obama ao Senado sobre a redução urgente no consumo de combustíveis!!! Se bem estamos lembrados os E.U.A. até aqui deram-se ao "luxo" de não subscrever e até ignorar acordos importantes assinados neste sentido característica que evidenciou uma postura de arrogância e ignorância!
    Portanto "as coisas" começam a mudar!!!

    E dito isto, volte sempre que eu farei o mesmo!
    Um abraço de Laura

    RépondreSupprimer
  26. Laura

    Não sei se é ou não ficcional, tabém eu poderia achar que sim antes de ler muito do material que já li.Posso estar enganado mas a percepção que tenho é que não existem coincidências. Se quiseres vê uns videos que tenho sobre os illuminati

    RépondreSupprimer
  27. forteifeio,

    Como já te disse vou seguir a tua sugestão e vou consultar o material que já puseste ao meu dispor, mas sou-te sincera não espero encontrar nada de extraordinariamente novo! Sabes eu fui aluna de História d'Arte (uma das 2 variantes do curso de História a outra é arqueologia) e uma das coisas que percebi é que a linha entre ficção e realidade mesmo na análise de documentos históricos é por vezes muito ténue!
    E com o avanço tecnológico actual a "especulação" à volta de temas (que por si só têm já um carácter bastante enigmático, como por exemplo o das Ordens religiosas e/ou militares embuídas de grande secretismo e que desde do seu aparecimento foram peças fundamentais nos jogos de poder entre a Nobreza e o Clero, que tão bem soube "aproveitar" Dan brown no "Código da Vinci") tornou-se quase uma "arte", a qual nas mãos de pessoas sem escrúpulos pode prestar-se a fins bem contrários à busca da Verdade!
    Espero entre Segunda e Quarta da próxima semana já ter algo para te dizer!
    Volta sempre!

    RépondreSupprimer
  28. Saltos Altos Vermelhos,

    Tens razão... de tudo mesmo!

    RépondreSupprimer
  29. Cara Laura,

    A minha política a respeito de blogs vs (in)formação sem interesse é simples: No início dou sempre o benefício da dúvida... volto a abrir. Se, de todo, não me interessa, sejam quais as razões (desde o desajuste linguístico à inconstância da postura), saio. Jamais teci um comentário desabonatório ou entrei em polémicas. A vida do dia-a-dia já é de tal forma complexa que, de todo, não me "gasto" em considerações sobre as razões que levam, em especial na net, a determinados comportamentos.
    Da moderação dos comentários: é como muito bem diz - em nossa casa só entra quem desejamos... Se o comentário vem "inquinado", não publico e ponto final. Se vem de blogs que não me interessam … idem.
    O direito de admissão é, na blogoesfera, perfeitamente admissível.
    Gosto da frontalidade da sua atitude.
    Aproveito e sobre o post anterior (anonimato), refiro que, é uma opção. E como opção (que também uso), considero ser redutora de viés sobre a escrita e potenciadora de um distanciamento necessário (em muitos casos) entre o leitor e o escritor/poeta/bloguista generalista, etc…

    Cumprimentos com estima
    *__bonecadetrapos__*

    RépondreSupprimer
  30. bonecadetrapos,

    Antes de mais nada agradeço a frontalidade do seu comentário, ao qual reconheço uma boa dose de razão pois, como se verifica, acabei por ter que optar pela moderação ou triagem de comentários!
    Opção que de certa forma vai contra o espírito inicial que envolveu o aparecimento dos meus Blogues! Agradava-me imenso a ideia de não poder imaginar o número de comentários nem o seu teor cada vez que "abria" qualquer um dos meus Blogues! E a ideia de encontrar comentários discordantes de certa forma até me agradava porque adoro uma boa discussão. Aliás tenho ainda hoje bons amigos, com os quais em diversos temas me sei à partida em desacordo... e "isso" nunca impediu a nossa amizade! Por exemplo, a maior parte dos meus amigos são portistas e eu sou benfiquista, considero-me uma mulher de esquerda e tenho bons amigos da direita (ou do chamdo centro/direita)!
    O importante é, ao defendermos com firmeza as nossas convicções, darmos espaço ao outro ou seja ouvi-lo e respeitá-lo na forma como expomos as nossas ideias!
    Eu gosto da diversidade quer na troca de ideias quer na vivência, e acho que o "contacto" com o que me é oposto só me pode enriquecer!...
    Sou e serei sempre pelo direito à diferença!

    RépondreSupprimer
  31. Acho que há lugar para todos.
    Até para quem foge à verdade ou especule com ela até a tornar mentira.
    Cabe ao leitor/consumidor fazer as suas escolhas.
    Que, muitas vezes nem é a melhor, já que a maioria prefere fast food, maledicência, escândalos, sensacionalismos e derivados.
    Enfim, sou pela liberdade e pelo direito à diferença. E, se houver crime, deve haver justiça. Porque a net não deve ser muito diferente do resto das coisas da nossa vida.
    Querida amiga, tenha uma óptima semana.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  32. Nilson Barcelli,

    Meu caro amigo eu não teria dito melhor!
    Logo, havendo lugar para todos, haverá também o de confrontar aqueles que especulam com a verdade com o "lugar" que por direito(abusado)lhes é próprio!

    RépondreSupprimer
  33. o Jornal do Incrível era excelente divertimento...:)

    bjs

    RépondreSupprimer
  34. Intruso,

    Realmente só como "divertimento"... e eu confesso que até para rir sou um pouco mais exigente que isso! Porque levar a sério uma caricatura tão grotesca de "jornal"
    seria, para mim, o maior e mais completo atestado de insanidade e burrice!!

    RépondreSupprimer
  35. ehehhehehheh
    não gosto de ler no wc e o papel impresso não me serve para nada que tem tinta a mais

    na net como em todo o lado há toda a variedade de informação e desinformação, compete-nos seleccionar

    RépondreSupprimer
  36. escarlate.due

    Como facilmente se percebe a imagem metafórica utilizada serve só para dar enfâse à qualidade reconhecida ao tipo de texto em questão. Embora deva confessar que gosto de ler no WC aquilo a que chamo: textos de fácil digestão (sempre li muita BD no WC...!)
    Quanto a seleccionarmos o que melhor nos convém... "ça va de soi!"
    Volte sempre!

    RépondreSupprimer
  37. Laura,
    Parece-me que depois de tanto que se escreveu, posso dizer, ou reforçar, que o mais importante é sabermos seleccionar o que pretendemos. É para isso mesmo que serve a liberdade (de expressão, mas sobretudo de opção de escolha).
    Em relação às leituras no WC, eu não leio... não tenho pachorra para estar sentada muito tempo, hehehehehe. Mas conheço muita gente que em vez da revista, tem o belo do sudoku, que também me parece uma boa opção.

    RépondreSupprimer
  38. Gilda,

    É o que geralmente faço, mas por vezes não me parece suficiente e aí reservo-me o esse mesmo direito... o de expressar o que sinto e penso! E acredite que acaba por ter aquele efeito "espelho" que me parece, mais do que importante, necessário... pois devolve à "imagem" a crueza da sua nudez retirando-lhe todo aquele falso "esplendor"... sem isso ninguém ousaria "ver" que afinal o Rei vai NU!

    RépondreSupprimer
  39. venho. no abraço fra.terno de agradecimento.

    na presença tanta intemporal.mente.

    na publicidade de onde só rezam os melhores.

    sempre aqui.

    um bom fim de semana.

    RépondreSupprimer
  40. Paulo - Intemporal,

    Eu fico, suspensa nesse abraço in.temporal!

    Sempre grata da presença dos melhores... aqui!

    RépondreSupprimer
  41. Querida amiga
    O tema, aparentemente, está esgotado (ainda que, no fundo, seja inesgotável, pois nunca está tudo dito acerca de tal matéria).
    Por isso, será altura de publicar mais outro post (se quiseres e puderes...).
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  42. Nilson Barcelli,

    Sou da mesma opinião quanto ao tema, aparentemente, esgotado!
    Quanto a publicar outro Post não será concerteza hoje!
    Tanta coisa importante e interessante a acontecer à minha volta... não dá para "estar" em todas!!! Eu bem queria mas desta vez a escrita... a minha pessoal, vai ter que esperar alguns dias! Já ter vindo aqui hoje(e ao "olhares" claro!)foi mesmo num tirinho e por apreciar a origem do comentário de outra forma nem sequer teria dado para esta breve passagem!!! Mas voltarei... prometo!

    RépondreSupprimer
  43. Laura,
    Essa "tal página" nunca merece o papel e a tinta que teria que gastar para a ler na casa de banho.
    Quanto aos tais "monstros" que têm por hábito alojar-se no corpo humano, acho que os tais jornais eram capazes de ter razão, porque o que não falta por aí é gente que parece estar sempre completamente possuída, só não sei se será bem no intestino...
    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  44. Art of Love,

    Também não está mal visto(!), não senhor!! Quanto aos tais "monstros"... como eu os percebo! É que devem ver-se realmente aflitos para escolher o melhor alojamento... (descemos ou subimos?!Eis a questão existencial que se lhes põe!) É que as circunvalações intestinais ainda que parecidas com as circunvalações cerebrais não é suposto terem o mesmo conteúdo... e nesses casos até nisso se assemelham!!!

    RépondreSupprimer
  45. Laura,
    Desejo-te uma boa semana, e deixo-te um beijinho.

    RépondreSupprimer
  46. Art of Love,

    Vim só mesmo para agradecer e retribuir o teu beijinho! Ando demasiado ocupada e cansada para escrever! Voltarei logo que possa!

    RépondreSupprimer