mardi 12 mai 2009

Anonimato... eis a questão?

Quando iniciei o primeiro Blog, para ser honesta, nem sequer me coloquei a questão! Criado na mesma plataforma do meu msn e do meu endereço hotmail assumiu de forma imediata e automática a "identidade" de ambos!
Que aliás qualifico de mista pois sendo parte de mim, já que Maria Moura o é, corresponde àquela parcela menos conhecida ou se quiserem mais escondida do meu TODO enquanto pessoa! Estou mesmo certa que aqueles que na vida real me conhecem ou conheceram jamais "me" reconheceriam apenas através do nome Maria Moura. Talvez após uma leitura atenta dos meus Blogs... mas só pelo nome jamais lá chegariam (e contudo posso assegurar-vos que faz parte do meu verdadeiro nome)!
Só quando, incentivada pela minha homónima de Portugal (de quem já falei no Post "À descoberta... na Blogosfera"), pensei em criar outro Blog numa outra plataforma é que realmente e pela primeira vez me coloquei a questão: mantenho o "anonimato" ou não? A decisão foi contudo bastante rápida e para ela contribuiram os vários Blogs visitados onde o anonimato é total, ao ponto de nem sequer mencionarem o sexo e a idade do seu autor!!
Quantas vezes não dei comigo surpresa com alguns desses personagens cujos textos em nada reveladores mais instigavam e instigam a minha imaginação! Quantas outras não me surpreendi dando-me conta que a minha opinião seria diferente se o personagem por detrás dessas palavras se revelasse Mulher em vez de Homem ou Idoso em vez de Jovem (e vice-versa)!!!
Percebi assim que dessa forma aqueles que os lêm apenas podem apreciar e julgar os textos, pelo tema escolhido ou pela postura perante o mesmo, e talvez um pouco ainda pelas imagens que escolhem para os ilustrar... e isso completamente libertos do seu "peso" real !!
Sim porque quantos de nós não nos espantaríamos e não teríamos reagido de forma bem diferente se já conhecessemos a verdadeira identidade de quem está por detrás dos Blogs que visitamos? E mesmo não conhecendo como seria diferente a nossa opinião se soubessemos à partida o seu sexo, idade e profissão !
Aliás posso mesmo dar-vos um exemplo, no infeliz "mal-entendido" da minha primeira incursão em Blog alheio e colectivo (de que já tb falei e no mesmo Post), aqueles com quem troquei alguns "mimos" utilizaram a minha profissão, então assumida publicamente (entretanto tirei!)no perfil de Laura (e no de Maria Moura), como "pedra de arremesso"! Juro-vos que não gostei até porque gosto do que faço e tenho consciência que é importante, senão para mais pessoas, é-o sem dúvida para mim e para aqueles com quem diariamente trabalho! Não gostei porque senti uma parte bem real da minha pessoa "ameaçada" pelo preconceito e pela maldade daqueles que exibem a sua identidade como "certificado" de superioridade! O que não teria acontecido se a tivesse omitido como acabei por o fazer!
Não me interpretem mal, porque não estou com isto a fazer a apologia do anonimato ou a condenar aqueles que assumem por inteiro a sua identidade real neste mundo virtual! Não é isso que pretendo até porque, neste último caso, tenho o prazer de conhecer alguns, que nunca tendo conhecido na vida real tenho a certeza de serem como se mostram nos seus Blogs: pessoas boas, ternas, meigas, amigas, cuja simples existência nos dá força (e cujos defeitos de tão pequeninos não há memória)! Bem como já degustei, para mal das minhas papilas gustativas pensando tratar-se de bom vinho branco quando afinal era vinagre, o lado bem feio e torpe d'alguns anónimos desta nossa praça!
Optei por isso pela tal "identidade" mista ou seja em parte real, aquela que corresponde à mulher emigrante com 50 anos (festejados recentemente), em parte virtual, que correponde à Laura e seus jardins, mas que tudo somado sou EU!

54 commentaires:

  1. Percebo quem usa o anonimato e quem não usa. Por anonimato entenda-se um nick que nos identifica na blogosfera mas que nada diz do que somos fora dela. Porque há ainda aqueles anónimos que são bloggers sem coragem para comentar com o seu nick pois pretendem partir para o insulto fácil e rasteiro.

    Eu desde o inicio que optei pelo anonimato como forma de estar na blogosfera. Prefiro assim. Quem me lê sabe de mim o que eu deixo saber, não mais que isso. Há pessoas que com o tempo ficaram a saber mais de mim. Mas isso através de conversas fora do blog.

    Usar um facto que se conheça da vida da pessoa fora da blogosfera para a atacar parece-me um bocado baixo e desnecessário. Mas, nesta altura eu não sei se conheço a blogosfera, esta blogosfera. Quando comecei com o meu blog tinha uma ideia deste meio que com o tempo foi mudando. As coisas más foram aumentando e algumas eu desconhecia. Felizmente ainda há coisas boas.

    Escrevo noutro blog com o meu nome real porque é um blog diferente do que assino como afectado. É um blog em que escrevo eu e mais alguns colegas de profissão e que se dedica quase inteiramente a aspectos técnicos e notícias relativos à nossa área de trabalho. Nesse escrever com o meu nome tem toda a lógica pois é algo mais sério, e é lido por pessoas que não andam à procura de um bocado de distracção mas sim pessoas que procuram informação que lhes é útil na sua vida profissional.

    E para teres uma ideia, esse blog é MUITO mais lido do que o afectado e até já publicaram textos sobre ele em 4 revistas da minha área profissional e em alguns sites de empresas. Por dia tem cerca de 1500-2500 visitas e lá nunca fui insultado nos comentários ou noutros blogs (por anónimos ou não anónimos). No afectado que tem cerca de 200-300 visitas (ou seja, praticamente 10 vezes menos que o outro) por dia já fui insultado algumas vezes por anónimos e não anónimos. A blogosfera é um meio muito vasto, e definitivamente há zonas da mesma onde se encontram pessoas mais normais que noutras.

    Por isso e por outras razões, sem dúvida que percebo perfeitamente o anonimato com que muitas pessoas escrevem não assinando com o nome mas sim com um nick e não usando fotos que as identifiquem. É uma maneira de nos protegermos contra algumas pessoas que à primeira oportunidade usariam algum conhecimento que tivessem da nossa vida para nos atingirem (pessoalmente ou profissionalmente).

    RépondreSupprimer
  2. amiga

    o facto de ser anónimo é uma escolha pessoal que todos deverão respeitar. Ninguém te criticará por isso. Tens o direito a expressar-te da forma como quiseres e como quiseres sem amarras nem algemas.
    E ninguém tem nada com isso.

    Força

    RépondreSupprimer
  3. Laura,

    Já passei pelas 2 situações: adoptar um nick ( a tal Nina do Vodkas e Caipirinhas) que em nada me identificava, e assumir-me como Ana, com fotos e tudo.
    São situações diferentes que acabam por ter um feedback bem diferente.
    Como Nina eu sentia-me bem mais á vontade para falar/relatar certos assuntos, e quem me lia sem fazer a mínima ideia de quem eu era, também o fazia numa perspectiva diferente. Tenho a certeza disso porque, a partir do momento em que conheceram a Ana e a associaram á Nina, os comentários por lá começaram a mudar um pouco. Assim como noto várias diferenças entre os comentários de quem não me conhece pessoalmente e de quem me conhece, que é a maioria. Acaba por haver sempre um ponto de referência, um conhecimento previo de certas situações e um contexto que já é familiar a quem me conhece, o que vai influenciar bastante qualquer comentário.

    No entanto, também já sofri na pele as consequências de acabar com o anonimato, mas depois de me ter chateado algumas vezes, acabei por chegar á conclusão de que não vale a pena a preocupação.
    Quem gostar de me ler, que leia. Quem quiser concordar ou discordar, que o faça. Aceito críticas, mas não aceito ataques gratuitos e muito menos que utilizem assuntos pessoais meus para fazer qualquer brilharete por aí.
    Por esse motivo optei pela moderação de comentários. Há quem não concorde, há quem diga que é anti-democrático e etc... mas o blog é meu, não é? Tenho o direito de não querer lixo por lá!

    RépondreSupprimer
  4. Eu decidi-me por me revelar com o nome e fotos mas concordo que nem sempre possa ser boa opçao se houver problemas (saberá Deus quais), embora nao goste do anonimato completo.

    beijinhos amigos

    RépondreSupprimer
  5. Laura,

    o juízo de valor é normal quando existe informação disponível. Contudo, há que saber usá-lo...

    Mas estou totalmente de acordo com as palavras deixadas pelo teu primeiro comentador: "nesta altura eu não sei se conheço a blogosfera, esta blogosfera. Quando comecei com o meu blog tinha uma ideia deste meio que com o tempo foi mudando. As coisas más foram aumentando e algumas eu desconhecia. Felizmente ainda há coisas boas."

    Eu optei por uma mistura. Dou somente alguma informação. Claro que ao escrevermos acabámos sempre por deixar algo nosso. Por isso, e porque este meio é mais propício a ´determinados comportamentos menos favoráveis, para não dizer bizarros, considero que alguma protecção (q se traduz no anonimato) é perfeitamente legítima.

    Fica bem.

    RépondreSupprimer
  6. Afectado,

    É exactamente isso que eu penso, daí o ter-me mantido num, digamos, semi anonimato. Mas sabes que mais deixas-te-me extremamente curiosa quanto ao Blog colectivo que é muito visitado!Hummmm não vale pôr uma pessoa assim, neste estado... a roer-se de curiosidade!!

    RépondreSupprimer
  7. forteifeio,

    O teu jeito faz-me rir, porque é mesmo à forteifeio... sem rodeios nem paninhos quentes e ao mesmo tempo sempre com aquela força que me sabe tão bem! Obrigado!

    RépondreSupprimer
  8. Ana,
    Entendo perfeitamente e de certa forma admiro, porque a meu ver implica uma boa dose de coragem e até paciência... mas não me surpreende pois os jovens como tu vêm os desafios (que no fundo é disso que se trata) como quase inevitáveis e até salutares!
    Além disso tb tu me deixaste curiosa com a Nina, que já espreitei mas não o suficiente... o trabalho ultimamente tem apertado mais!

    Mas exactamente como tu tb eu acho que o anonimato, se assumido de forma correcta e saudável, acaba por nos dar mais liberdade, a nós e a quem nos lê, porque como eu disse ficamos "ambos" (nós e os leitores) livres do nosso "peso" real!

    RépondreSupprimer
  9. Alexandra,

    Pois essa vossa constatação tb já me foi comentada por outros Blogers, isto é já mais de uma pessoa teve comigo esse tipo de desabafo ("que a Blogosfera já não é o que foi, que tem vindo a transformar-se e para pior) o que muito lamento, até porque não vejo como o simples facto de não se partilhar a mesma opinião com alguém (seja ele/ela quem for) possa implicar uma ruptura brutal e violenta!!!
    E no fundo acho que a solução que adoptei é de certa forma idêntica à tua, ou seja alguns elementos são bem reais, outros pura e simplesmente são omitidos e apenas um fantasiado: o nome adoptado (Laura) mas que ainda por cima adoro porque corresponde ao de uma grande amiga de quem a vida me separou mas que ainda hoje guardo no meu coração! E além disso é assim que me sinto bem!

    RépondreSupprimer
  10. Lobinho,
    Pois foi em si que pensei quando louvei aqueles (poucos) que assumem totalmente a sua real identidade neste mundo virtual e que o fazem duma forma tão terna e positiva! Não só entendo, como aceito e admiro!
    Uma boa semana e um abraço amigo

    RépondreSupprimer
  11. Laura,

    Deixa-me só corrigir uma coisa: o que tu provavelmente espreitaste, foi o meu blog anterior chamado "O Cantinho da Anokas", onde eu escrevia como Ana, tal como neste, e que voltou a estar aberto a todos.
    O blog "Vodkas e Caipirinhas" onde eu escrevia como Nina foi definitivamente apagado da Internet.

    bjs

    RépondreSupprimer
  12. Ana,
    Ahhh... ok então é isso! Sei que um destes dias anunciavas no teu actual Blog a reabertura de um outro, onde aliás fui logo espreitar, pensei que era o tal das Vodkas e caipirinhas! Ohhh gostava de ter conhecido!...
    E já sabes sempre que perceberes que me baralho nas "curvas" da Blogosfera dá uma apitadela! Obrigado fofinha! (E olha que esta forma de te tratar é porque me sinto como se estivesse a falar com uma das minhas filhotas mais velhas... espero que não leves a mal, porque faço-o com muita ternura)! Um bom dia para ti! Até amanhã que hoje faço noite!

    RépondreSupprimer
  13. E eu compreendo este ponto de vista e venho agadecer-te a visita ao meu canto...
    Gosto de te "ver por lá" e voltarei aqui, ao teu, porque também cá me sinto bem.
    Um beijinho

    RépondreSupprimer
  14. Laura,
    Foi rápida esta tua visita mas nem por isso menos apreciada! Volta sempre que eu farei o mesmo!

    RépondreSupprimer
  15. Compreendo quem o faça, pois conheço vários casos de pessoas que têm na blogosfera a vida que gostariam de ter, uma espécie de alter-ego, que receiam divulgar publicamente. Outras simplesmente gostam de se proteger, pois o que não falta por aí são animaleijos que pegam em tudo para tentarem denegrir a pessoa.

    Quanto a mim, nem sei bem. Quando comecei o blog, era suposto ser apenas uma personagem, ainda que assumindo a minha personalidade. No entanto o convívio revelou-se tão gratificante que cedo passou para o plano real. Quem me quiser conhecer basta ler os meus textos, está lá tudo.

    Beijoca e... PÁRA DE ME TRATAR POR VOCÊ!!! ;)

    RépondreSupprimer
  16. Rafeiro Perfumado,

    Cada um tem um percurso muito próprio! O ideal no fundo é darmo-nos bem com aquele que escolhemos! Como pelos vistos é o Teu caso! Fico feliz por Ti! Aliás como acho que já o disse, tb não me tenho dado nada mal com a minha forma de estar na Blogosfera, sobretudo sinto-me bem comigo mesma! E isso é o que realmente importa! E não sei se reparaste mas já PAREI!!!!... e sabes que mais?! adoro o teu cantinho é uma lufada de boa disposição no meu dia-a-dia! Estás por isso PROIBIDO DE PARAR!!! Já reparaste na ironia?? A importância de parar na vida de dois Bloguistas imparáveis!lol

    RépondreSupprimer
  17. Não era minha intenção te deixar curiosa até porque é um blog que só interessará a quem estiver na área profissional a que pertenço, coisa que na blogosfera vejo pouco ou mesmo quase nada. A maior parte dos visitantes que temos lá são pessoas que não andam em blogs. São pessoas que vão ao google procurar uma qualquer informação que precisam e acabam por ir lá ter :)

    Mas é sem dúvida gratificante que nesse blog, apesar de muito visitado, não existam insultos ou intrigas. Se toda a blogosfera fosse assim...

    RépondreSupprimer
  18. afectado,
    Pois eu percebi que não era intenção mas que me deixaste curiosa é um facto! Aliás devo dizer-te que hoje estou ainda mais curiosa que estava ontem! E sabes que mais fiquei tb curiosa quanto à tua área profissional!! Mulheres pá... curiosas como só elas! (lol)
    Pois eu trabalho na área da saúde na assistência directa a pessoas doentes e/ou idosas! Pronto está dito! Aliás já o tinha publicado no meu perfil mas depois irritada com alguns comentários tirei! Disse para mim mesma "quanto mais te mostras tal qual és mais ficas vulnerável! Não deixes que te magoem!" Mas não estou com isto a querer obrigar-te a dizê-lo, juro que não! Pode parecer mas não estou! Um dia quando achares que podes confirar em mim e se quiseres dir-me-ás o nome desse tal Blog e eu irei (logo) ver! De qq forma obrigado pela tua atenção! E até ao próximo Post!
    Um abraço Laura!

    RépondreSupprimer
  19. Conheço algumas pessoas que têm a mesma actividade que tu! É uma actividade de louvar, e não percebo como alguém a pode usar para te atacar, mas ok, há gente para tudo...

    No entanto, a minha área profissional não é essa ;)

    RépondreSupprimer
  20. afectado,

    Obrigado pela força e tb pela gentileza demonstrada na atenção que me dá!
    Quanto à sua área profissional já sei que não é a minha, só me falta saber qual é!... de repente dou-me conta que se avancei não dei por ela e que matar a sede à minha curiosidade vai ficar para outro dia! Humm...mauzinho! lol

    RépondreSupprimer
  21. Antes de mais trata-me por tu que a blogosfera deve ser um local descontraído!

    É verdade quando quero sei ser muito mauzinho haha. Mas já dei uma pista, não é a tua. Ou seja, já sabes mais que ontem... ;). As hipóteses de acertares aumentaram! hehe

    RépondreSupprimer
  22. Sabes uma coisa?

    Faz e sê como te sentires tu e de forma confortável.
    Não ligues para ruídos de fundo (ataques, loas,intrigas e outros).
    Vai em frente: escreve o que te apetecer, mostra as fotografias que gostares e revela de ti o que achas que os outros te merecem saber.

    Para além disso... Bom. O frio do vidro "tapa" muita miséria, distorce muita realidade e torna mesmo mauzinhos/as os que não têm coragem fora deste biombo virtual.

    Mas sabes qual é o bom da questão? É que o "boneco" não se aguenta muito tempo.

    E também há gente de bem, com carácter.

    Força Laura. Os jardins são teus e eu gosto de aqui vir.

    RépondreSupprimer
  23. Ai o malandro! Não querem lá "ber" que o qu'ele gosta mesmo é de fazer sofrer! Espera aí que já "bais" ber! Ó "cum" carago "num" perdes p'la demora! lol

    RépondreSupprimer
  24. Malandro, eu? Vou levar isso como um elogio :)

    Raios, agora fiquei com medo da vingança hehe

    RépondreSupprimer
  25. Tempusinfinitae,

    Antes de mais nada obrigado pela força! E não te preocupes que já nem sequer estou zangada com ninguém! O que se passa é que adquiri o hábito de, depois duma "pancada", tentar sempre perceber o que me levou até ali (como? e porquê?) para no mínimo perceber a fundo o que se passou e depois saber como evitar ou enfrentar (consoante o caso)nova situação! Digamos que faço o ponto da situação até porque só depois me sinto realmente livre para avançar!
    Além disso faço muito gosto em receber-te nos meus jardins! Volta sempre e nunca te inibas de me dizer o que pensas que eu farei o mesmo!
    Até ao próximo Post! Tem uma boa noite!

    RépondreSupprimer
  26. afectado,

    Podes começar a tremer porque a "bingança" bai ser "terríbel"... p'ra (cu)meço nunca mais te deixo "snifar" as flores do meu jardim! Além disso ficas a saber que contratei um jardineiro (sim qu'isto era muito trabalho para uma pessoa só) que no lugar das mãos tem tesouras... tás a ber? num sei se tás bem a ber?! é que nem "t'acunselho" a dares-lhe um aperto de mão... qu'inda acabas desmembrado!! E olha "cá" membros que fazem falta! Depois num digas que num t'abisei!

    RépondreSupprimer
  27. venho. grato. agradecer a presença no Intemporal.

    [na ausência dos anonimatos]

    sublime e bel.íssimo este post fantástico.

    um abraço.
    _________.

    RépondreSupprimer
  28. Nem uma snifadela? Nem meia??

    Ficar sem membros é que não, terei as devidas precauções para não me desmembrar!

    RépondreSupprimer
  29. Paulo - Intemporal,

    Pois eu tb agradeço a tua presença nos meus jardins, mas não sem te dizer que achei o teu comentário um nada exagerado!

    "Sublime e bel.íssimo este Post fantástico"(!!)

    Gosto muito da foto e acho-a bonita, mas o texto não o acho nada de excepcional! Escrevi-o mais para responder a esta minha necessidade visceral de "pôr" os pontos nos ii, ou se preferires de fazer o ponto da situação ou ainda de ordenar ideias! Digo-te isto sem qualquer falsa modéstia. Posso mesmo garantir-te que me acho capaz de melhor ou que pelo menos já o fui (tenho textos, não publicados aqui, que adoro e cuja qualidade reconheço e sem peias). Não leves a mal nem penses que sou mal agradecida, mas sempre gostei de me sentir merecedora dos elogios que me fazem e honestamente que neste caso não achei! só espero que esta minha frontalidade (que há quem ache defeito) não te afaste dos meus jardins! Volta sempre que eu farei o mesmo!
    Até ao próximo Post!

    RépondreSupprimer
  30. afectado,

    E agora nós!!! (lol)
    Pois faz muito bem em tomas as devidas precauções. E porque não vir mesmo de "amolador" em riste... as tesouras agradecem!! (lol)
    Desejo-te um excelente fim de semana!

    RépondreSupprimer
  31. afectado,

    onde se lê: ...tomas...

    deve ler-se:...tomar...

    Bigada pela paciência. Inté

    RépondreSupprimer
  32. Palavras para quê? É uma artista portuguesa e escreve como só ela sabe!
    Pois é! Conheço de longa data os teus dotes artisticos mas sempre me surpreendes com a tua sensibilidade, seja na escrita, seja na imagem.
    A ti, não preciso dedicar qualquer palavra de incentivo, foste forjada com a têmpera do aço.
    De resto, como sabes, sempre haverá "rosnadores", mas lembra daquela frase da nossa meninice " os cães ladram e a caravana passa", e como dizia o "nosso" Fernando Pessoa "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia faço um castelo"

    Bom fim de semana.
    Aquele abraço.

    João

    RépondreSupprimer
  33. João,

    Uauuu... Só podias ser tu!!!
    Sabes que mais fizeste-me corar até às orelhas!
    "forjada com a têmpera do aço"... não te parece exagerado?!
    De qq forma obrigado pelo elogios rasgados, ainda que a meu ver exagerados!
    Claro que chegaste até aqui pelo site de fotografia! certo? Depois foi só somar 2 e 2 exagerado com és só podia dar 22!!! (lol)
    Por falar nisso, viste todas as fotos e deixaste comentários? Espero bem que sim até por na fotografia tenho ainda muito que andar!
    E já agora tb tens um Blog?? Se tens dá-me o teu endereço, vamo-nos divertir à brava! Palavra de "jardineira" (lol)
    E ainda que mal pergunte, quando é que pensas vir a Genebra? É que entretanto mudamos (acho que te tinha falado mas por via das dúvidas)a casa é maior e faremos muito gosto em receber-te! Sim porque nos meus "jardins" a entrada é livre
    Um grande abraço para ti tb João, fica bem e faz-me o favor de ser feliz... ou eu zango-me!

    RépondreSupprimer
  34. João,
    onde se lê: "Espero bem que sim até por na..."

    Deve ler-se:"Espero bem que sim até porque..."

    Foi a precipitação, peço desculpa!

    Laura

    RépondreSupprimer
  35. jardinsdelaura, trata-me por tu!!! :)

    RépondreSupprimer
  36. afectado,

    Mas eu já te trato por tu! Ora lê bem a minha última resposta... na primeira parte (Pois faz muito bem) o você subentendido é propositado, para dar ainda mais ênfase à piada! certo? Cool! Bom fim de semana e até ao próximo Post!

    RépondreSupprimer
  37. Laura, respondi no meu blog. Obrigada pela chamada de atenção.

    Até mais.

    RépondreSupprimer
  38. Ah, não tinha captado! Lá está, já vinha em riste!

    RépondreSupprimer
  39. Respeito a opção de cada um.
    O meu não é anónimo... está lá tudo!
    Até o nome no e-mail!

    Mas percebo que possam surgir problemas... o que nunca aconteceu comigo nestes quase 5 anos de blogagem.
    Um beijo para ti

    RépondreSupprimer
  40. afectado,

    És um perigo... (lol)

    Bom fim de semana!

    RépondreSupprimer
  41. Alexandra,

    Acabo de chegar do teu Blog... bem me parecia!
    Jinhos e um Bom fim de semana!

    Laura

    RépondreSupprimer
  42. mfc,

    Ainda bem, fico feliz por ti e só espero que assim continue! Alémm de que entendo, respeito e de certa forma admiro! Tem um bom fim de semana!
    Laura

    RépondreSupprimer
  43. Entendo o que escreveste Laura..e tens de certo razao.
    Eu optei por dentro do possivel me dar a "conhecer" e até ao momento nao tenho razãoes de queixa...
    Um abraço e dias cheios de brisas mansas*

    RépondreSupprimer
  44. Penso que a questão do anonimato ou de assumpção da identidade, é uma questão individual que não interfere naquilo que um determinado espaço nos oferece em termos de conhecimento, afectos e solidariedades.
    Ao fim de muito tempo de visitarmos e sermos visitados nós acabamos por de alguma formar ter uma ideia da pessoa embora sob o risco do lobo vestir muitas vezes a pele de cordeiro.
    Eu comecei pelo anonimato mas acabei com a identificação embora tal não me pareça relevante tal como a profissão também não.
    Gostei de a conhecer.
    Abraço

    RépondreSupprimer
  45. Um perigo perigoso...

    Bom fim de semana

    RépondreSupprimer
  46. Parapeito,

    Como já o disse a outros, fico feliz por ti e espero que assim continue! E sobretudo estou mesmo a precisar de brisas mansas... que culpa tenho se me invadem os jardins e me pisam as "flores" sem qualquer respeito?! Sempre ouvi dizer que "só não se sente quem não é filho de bia gente"!

    RépondreSupprimer
  47. Silêncio culpado,

    Penso exactamente o mesmo, ou seja é uma questão individual! E, como já o disse, ambas são perfeitamente viáveis desde que pautadas pelo respeito do outro!
    E claro que não é relevante... relevante é na falta de argumentos mencionarem, por exemplo a profissão que exerço(aide-soignante = auxiliar de saúde) de forma pejorativa na tentativa de saírem "vitoriosos" da discussão! Issi sim releva incapacidade! Mas enfim...
    E agora mudando de tema... por aqui está um dia lindíssimo, só espero que por aí tb!
    Tenha um bom fim de semana!

    RépondreSupprimer
  48. como já te disse circulo pela net faz muitos anos. ao fim destes anos acabei por ir conhecendo algumas pessoas. acho que tive sorte (ou escolhi-as a dedo...)b e curiosamente quando as conheci pessoalmente, elas correspondiam à ideia que fazia delas (o que sem dúvida me agrada).

    quando lemos sistematicamente o que alguem escreve no seu blog, os comentários que faz no nosso e noutros, a forma como os faz (às vezes mais do que o conteudo dos mesmos), ao longo de anos, acabamos por reconhecer muito dessa pessoa.

    ainda no inicio deste mês conheci 2 pessoas que leio já nem me lembro desde quando e foi 1 momento delicioso

    quanto à profissão... creio que todas são valiosas. pelo menos para mim é tão importante o médico que me acompanha como o sr que recolhe o meu lixo, não me imagino a sobreviver sem qualquer deles.

    Laura, não fiques a remoer em maus momentos, em mal-entendidos, nem em confusões de net porque são coisas que acontecem aqui tal como em qualquer parte do mundo e da vida, segue adiante.

    beijooo

    RépondreSupprimer
  49. escarlate.due,

    Não se trata de remoer mas antes de tentar perceber o que me levou à opção x e não à y!
    Claro que ao rever o percurso que me trouxe até aqui reacenderam-se memórias! Mas para mim está tudo mais do que resolvido e arquivado! Aliás para mim um "mau momento" só está ultrapassado quando se consegue analisá-lo com uma certa distância e frieza, e se é capaz de perceber as falhas inclusivé as suas!
    E claro que sigo adiante! De qq forma obrigado pela força e até ao próximo Post!

    RépondreSupprimer
  50. Como em tudo na vida, há vantagens e inconvenientes na adopção da identidade ou do anonimato.
    Mas algumas referências são importantes para enquadrar o que se diz no que se publica.
    E, na net, tal como na vida real, há pessoas de todas as categorias... das boas à más...
    Querida amiga, uma semana boa para ti.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  51. Laura,
    Acho que esse equilibrio que fazes está perfeito para este mundo um pouco complicado que é a blogosfera. Também eu procuro agir assim na blosgosfera, ao mesmo tempo que não dou determinada importância a certas coisas, porque penso que a melhor forma de agir, é passando ao lado delas. Ao fim de 5 anos pela blogosfera sempre com os mesmos espaços, e com a mesma identidade, fui-me apercebendo como muitas vezes é dificil mantermo-nos por cá. É preciso muita convicção, e persistência... e até mesmo paciência para o conseguir. Há alturas que olhando para trás, e para determinadas situações que por cá passei, me levam a considerar a mim mesmo um resistente. Nunca devemos encarar as coisas nos extremos, nem nos expormos demasiado, sob o risco de se o fizermos nos tornarmos em "produtos" de desgaste rápido.
    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  52. Art of Love,

    Sobre esse "equilíbrio" de que falas e que pareço ter alcançado espero que tenhas razão! Quanto à paciência e persistência de que precisamos para nos aguentarmos por cá... não tenho qualquer dúvida de que tens toda a razão!
    É preciso muita!
    Acabei agora de chegar, com a bateria carregada mas perplexa... muito mesmo! Logo que possa passarei lá pelos "pedaços"!

    RépondreSupprimer
  53. Laura,
    Desejo-te um FELIZ NATAL, e que o possas passar junto de todos aqueles que mais amas.
    Beijinhos.

    RépondreSupprimer
  54. Art of Love

    Agradeço e retribuo com votos sinceros de Festas Felizes! Até p'ró Ano!

    RépondreSupprimer