jeudi 30 avril 2009

À descoberta... na Blogosfera!

Levada pelos últimos "acontecimentos" de sábado passado, 25 de Abril de 2009, procurei refúgio num "cantinho" dos meus jardins para uma pausa! Quase sem dar por isso dei comigo a rever, mentalmente, todo o meu percurso desde que me aventurei na "Blogosfera". Numa tentativa sincera de perceber o que realmente se passou e sobretudo porquê?
Tudo começou no dia 1 de Novembro de 2008, data em que publiquei o meu primeiro Post "O prazer da escrita" naquele que foi o meu primeiro Blog, onde ainda hoje escrevo, e que tem o seguinte endereço http://mariamoura1959.spaces.live.com/
Sempre gostei de escrever, aliás a escrita para mim é hoje mais do que um prazer, uma necessidade... preciso dela como do ar que respiro! Transformado-se por isso, ao longo dos anos, como acho que já expliquei algures (em algum Post), numa espécie de terapia!
A Blogosfera, como facilmente terão percebido, é por isso um "mundo" recém descoberto e que ainda mal "domino"! Mal domino é dizer pouco, acho mesmo que só agora lhe começo a tomar o jeito (como diria minha mãe).
E lá fui eu desbravando esta selva de palavras, que nem "bandeirante" das Américas, procurando incansável uma "fonte" para a minha sede, espreitando Blog após Blog mas nunca me atrevendo a deixar qualquer comentário!
A familiaridade evidente entre autores e comentadores impedia-me de o fazer! Receava sobretudo quebrar aquela harmonia tão presente e acabar por me sentir uma intrusa!
Até ter conhecido a minha homónima de Portugal (http://maria-moura.blogs.sapo.pt/), cuja descoberta surgia assim de forma inesperada mas sobretudo libertadora... pois foi com ela que ousei os primeiros comentários! O quanto nos rimos da "confusão" que esta coincidência podia provocar!
Pouco tempo depois, afastada aquela inibição inicial, era ver-me pulando alegremente de Blog em Blog, deixando aqui e ali umas quantas palavrinhas ternurentas! Até que deparo com um Blog que me deixou, mais do que surpresa, estupefacta!
Tratava-se (e trata-se) de um Blog colectivo e quer o seu nome quer os seus personagens, cheios de um humor atrevido e certeiro, pelo jeito ousado e exuberante que tão naturalmente exibem de imediato me atraíram! Não queiram saber a minha alegria!
É claro que impulsiva como sou ao reparar que a entrada era livre atirei-me de cabeça e "abordei-os" como se sempre nos tivessemos conhecido... como alguém que volta de viagem e não contém a sua alegria ao ver-se de novo junto dos "seus"! Ai amiguinhos como doeu... ainda hoje dói!
No início tentei desculpar-me explicando-lhes que o à vontade com que os abordara de forma alguma se pretendia abusivo, entretanto um deles enviava-me já um e-mail dando e pedindo explicações mas eu, que passei uns dias sem "abrir" o meu correio, completamente a leste e na esperança desesperada que invertessem a marcha ou pelo menos parassem, ao deparar com um Post castigador e irredutível, que só mais tarde percebi ter resultado do meu silêncio ao e-mail que me fora enviado, não me contive e sai "disparando" em minha própria defesa. Escusado será dizer que, independentemente de me ter, bem ou mal, defendido, no final não me restou outra solução senão retirar-me... desiludida, triste e magoada! Apesar de tudo aqui vai o seu endereço: http://cabradeservico.blogspot.com/, talvez tenham mais sorte que eu!
A servir de consôlo resta-me apenas a mesma convicção, até hoje intacta, de que a razão foi e é (senão totalmente também) minha!
Percebi então que o meu grande erro foi, primeiro, ter achado que já fazia parte da "família", segundo, não ter percebido que uma porta aberta não quer forçosamente dizer "entra e faz de conta que estás em tua casa", e por último ainda que certamente menor mas também um erro, não ter lido a tempo o tal e-mail que me fora enviado!
Decidi então que daí em diante as minhas "visitas" seriam pautadas por um enorme cuidado na "abordagem"!
Tomei por isso todas as precauções quando visitei o Blogue que deu origem ao Post da cadeira. Mas ainda assim e apesar de tudo, mais uma vez me deixei deslumbrar quer pela escolha, a meu ver certeira, dos temas (como foi o caso de: "o que é a crise - parte 1/2") e a análise cuidada que evidenciavam (pouco depois percebia que este Post não passava duma transcrição!) quer pelo rasgo e ousadia das palavras não conseguindo sequer adivinhar-lhe esse "desvio" já latente mas que no momento mais me parecia sintoma de juventude em plena erupção embalada por esses ímpetos que lhe são tão próprios e que confesso tanto me agradam!
Só posso pois concluir que a Blogosfera, onde também tenho encontrado muitos outros "cantinhos", cuja beleza e sensibilidade já não dispenso, não vai parar de me surpreender!
Consciente de tudo isto não tenciono contudo interromper ou sequer abrandar o ritmo destas minhas "descobertas"!Sim porque afinal somos ou não somos os legítimos herdeiros daqueles que deram Novos mundos ao Mundo?! Desbravar só pode por isso ser vocação que ontem como hoje, nenhum cabo Bojador nem seus monstros, poderá impedir! Antes direi venham "eles", afinal tenho apenas que "dobrá-los"...!

17 commentaires:

  1. Estou a ver que começaste a tua aventura blogosférica no dia dos meus anos, por isso só pode ser coisa boa! Heheheh

    Quanto ao resto, o importante é continuar a desbravar por aí, sem medos. E claro, que continues a fazer sempre um pequeno desvio na tua rota para visitares o meu cantinho.

    Bom feriado e bom fim-de-semana!

    RépondreSupprimer
  2. Ana,
    Então, ainda que muito atrasados, os meus Parabéns!

    E como tu dizes toca a desbravar! Escusado será dizer que, por muito que "viage" pelos confins da Blogosfera, acharei sempre esse pequeno "desvio" que me há-de levar até aqueles "cantinhos" de que tanto gosto... e o Teu é um deles!
    Bom feriado para ti tb e um bom final de semana

    RépondreSupprimer
  3. Laura,

    sorri de encanto quando li o teu post. Talvez porque me identifique em algumas circunstâncias. Mas, como "somos todos diferentes, embora iguais", desbrava se Te sentires em condições para tal, mas recolhe-te se fragilizada.

    Um beijinho e bom fim de semana.

    Alexandra :)

    RépondreSupprimer
  4. Laura,

    vi agora todo o triste desenvolvimento do penúltimo post (penso q é penúltimo). Sinceramente, fiquei chocada e infelizmente não vim cá em tempo útil por forma a dar também o meu contributo. Neste momento e apo´s ter lido e compreendido o tipo de pessoa(s) e texto a que se referia, considero não ser benéfico visto que iria dar, sem sombra de dúvida, ainda mais polémica e agressão.

    Todavia, gostava de salientar que estou totalmente de acordo com a sua postura.

    Alexandra

    RépondreSupprimer
  5. Alexandra,
    Antes de mais nada um bom dia e um bom final de semana!Fico contente sempre que alguém de alguma forma se reconhece na minha escrita, que mais não é que uma extensão de mim mesma!
    E sabes ainda bem que não estavas presente nesse "momento"... foi melhor assim, além disso há combates que prefiro enfrentar só!
    De qualquer forma agradeço as tuas palavras e sobretudo a tua sensibilidade!
    Até breve!

    RépondreSupprimer
  6. Desbravar é ser-se corajoso.

    Mas não esquecer que quem faz este mundo deslumbrante de virtualidades é bem vivo de carne e osso, gozando dos mesmos encantos e fraquezas com quem se cruza na rua como perfeito e inofensivo desconhecido.

    Há o bem e o mal.

    Incontornavelmente.

    Belissimo texto com coração.

    RépondreSupprimer
  7. Pois... dei-me conta dos riscos mas acho que acabaram por tornar o desafio ainda mais tentador! Ah e obrigado!

    RépondreSupprimer
  8. Olá, JardinsdeLaura.

    A blogosfera não difere muito do mundo "real", pois são pessoas que a escrevem. Em todo o caso, desprezo quem a usa para atacar ou fazer joguinhos, pois é deturpar aquilo que a blogosfera deveria ser, um espaço de partilha e diversão. Beijoca.

    RépondreSupprimer
  9. Rafeiro Perfumado,

    Completamente de acordo, mas como tu próprio dizes a Blogosfera é feita de pessoas, as mesmas do mundo real com as suas qualidade e os seu defeitos... que mais tarde ou mais cedo vêm ao de cima! Há lugar para "todos/todas" desde que haja sempre respeito pelo outro!

    RépondreSupprimer
  10. Pois é cara amiga permita-me assim considerá-la.
    Na blogosfera também nos confrontamos com agradáveis e desagradáveis surpresas. Eu por exemplo quando me iniciei nestas lides já lá vão quase seis anos, confrontei-me inclusivamente com comentadores que me chegaram a aconselhar o abandono ou melhor desistir de escrever no blog porque era pouco mais que um analfabeto, pois nem sequer sabia escrever. Mas nada disso me desmotivou, bem pelo contrário. Animou-me de tal forma que passei a frequentar os blogs desses comentadores que me rotularam de analfabeto e a constactar que eles próprios inadvertidamente também davam os chamados erros de palmatória nalgumas das suas abordagens. Mais tarde vim a conhecer alguns desses que me aconselharam a deixar de escrever em almoços da blogosfera com os quais curiosamente acabei depois de estabelecer uma relação de amizade. Como vê isto é um mundo interessante. Um abraço

    RépondreSupprimer
  11. Contradições,
    Ainda bem que nunca desistiu e que entretanto a relação com esses "comentadores" melhorou, mas deixe que lhe diga que acho quase maldade aconselhar alguém a desistir!! Uma coisa é chamar atenção para os erros outra é aconselhar a abandonar qualificando-nos de analfabetos!!! Com que direito???
    Estou em Genebra há 6 anos, já falava e escrevia o francês (e considero que bastante bem)e nunca levei a mal que me corrigissem, aliás a algumas pessoas a quem reconheço um domínio total e correcto da língua (porque ser de lingua mãe francesa não significa falar/escrever correctamente o francês!!)já pedi mesmo que o fizessem sempre que me detectassem erros quer nos diálogos quer em mensagens escritas! Aprende-se até morrer!
    Mas daí até indicar a porta de saída vai uma enorme diferença!
    Mas reconheço que se trata de um mundo interessante!!

    RépondreSupprimer
  12. E depois descobriste os meu blogues e viveste feliz para sempre =D

    RépondreSupprimer
  13. Jay dee,
    Quase... mas que tb contribuem é um facto! Sim porque Blog a Blog enche a caravela o papo!!!
    Sua malandra!... mas valeu, fez-me rir! Além disso faça o favor de ler com atenção o meu comentário ao seu Post no Blog "Eu Vs Eu"!
    Volta sempre e sobretudo não te inibas em deixar a tua opinião!

    RépondreSupprimer
  14. :)
    (escrevo em português que francês detesto, fica só para quando sou obrigada)

    e hoje comento-te, não para defender quem quer que seja porque cada um tem competência para se defender a si mesmo, mas para tentar (não sei se consigo) dar 1 ajudinha.

    entrei na internet mal ela surgiu em portugal, já lá vão muitos anos e, talvez por isso mesmo, tenha consciência que é 1 mundo.
    como qualquer mundo, tem bom e menos bom e leva tempo até nos sentirmos à vontade nele (e até mesmo sermos aceites).

    o 1º blog em que participei data de 2005 (colectivo, técnico e restrito, o que me dava algum conforto), o meu 1º blog de 2006. mas a verdade é que passei quase 2 anos a ler blogues antes de criar o meu.
    isso serviu-me para perceber minimamente "onde me ía meter" :)
    depois tenho uma tremenda mania de vasculhar qualquer blogue antes de comentar pela 1ª vez (nalguns que gosto muito nunca cheguei a comentar). isso permite-me mais uma vez perceber minimamente "onde me vou meter"
    finalmente há regras a cumprir (como em tudo na vida) e é bom que não as esqueçamos, sob pena de assumirmos as consequências.

    tudo isto (e já vai longo, desculpa) para dizer que não desistas, até porque erros cometemos todos e vamos aprendendo.

    já agora deixa-me dizer que assisti à confusão no cabra e realmente entraste a "matar" :) mas não fiques mal impressionada, são pessoas impecaveis acredita :) (a mesma opinião não tenho sobre cadeiras, mas isso sou eu que não gosto muito de arrogância e portanto escolho outro sitio para me sentar)

    e pronto isto daqui a pouco está maior que o teu post e ainda sou daqui banida :)
    se puder ajudar em algo chama, está um email lá ao fundo do blog ou no pedaços.

    abraço foryou

    RépondreSupprimer
  15. escarlate.due,
    Obrigado pela rua resposta que no fundo veio de encontro às conclusões tiradas, algumas delas infelizmente (sobretudo para mim) demasiado tarde!
    Além de tudo isto percebi tb demasiado tarde que o "feeling" que pões naquilo que se escreve nem sempre os outros conseguem ler, que foi a meu ver o que aconteceu no cabra! E fica descansada porque se não tivesse gostado deles não me teria doído como doeu!
    E claro que não vou desistir!
    Quanto à tua intervenção mais do que gostar adradeço a tua frontalidade! Volta sempre e fica descansada que mesmo que o Post seja escrito em francês és livre de o comentar noutra língua (que eu perceba claro... inglês, italiano, espanhol, francês e claro português)
    Volta sempre... e por favor sente-te livre de dizer sempre o que te for na alma! Até porque eu adoro uma boa discussão!!

    RépondreSupprimer
  16. Escarlate.due.

    Onde se lê:

    O "feeling" que pões naquilo que se escreve

    deve ler-se:

    O "felling" que pões naquilo que escreves

    ou então:

    O "feeling" que se pões naquilo que se escreve

    nâo me pude impedir desta pequena correcção
    Até logo!

    RépondreSupprimer
  17. escralate.due,

    Irra que a Laura está lerdinha de todo! Deve ser da hora!

    Feeling e não felling

    e na última frase:
    O "feeling" que se põe naquilo que se escreve

    Desculpa lá mas tinha acabado de acordar e nem sequer tinha tomado o primeiro café da manhã!
    (lol)

    RépondreSupprimer