mercredi 13 juillet 2022

O melhor está ainda para vir!


 

São várias as fases porque passamos ao longo da Vida.

Entre a infância e a adolescência a passagem faz-se com muitas borbulhas e sonhos sem fim! Ansiamos largar o ninho e partir à descoberta. Olhamos para os adultos como quem tenta compreender uma espécie em extinção, responsável por um mundo, no mínimo, obsoleto que acreditamos poder mudar. E é então que abraçamos vários ideais, nos empenhamos em diferentes lutas, todas urgentes e sobretudo justas. A nossa força é imensa, a Vida é eterna e para nós o Mundo parece não ter segredos. 

Da adolescência para a idade adulta dámos-nos conta que nem tudo é branco ou preto, que entre ambas há o cinzento e as suas mil e uma nuances. Que as lutas até podem ser justas e urgentes mas poucas terão sucesso e mesmo quando terminam numa bela e bem florida revolução, acabam por se revelar condenadas a esmorecer e a perder, com o tempo, toda a força, toda a cor e toda a coragem nela investidas. Depressa o banho de multidão se transforma em duche frio e nos devolve a uma realidade demolidora e triste! É então que as metas sonhadas se vão tornando, cada dia, mais  longínquas, até nos sentirmos obrigados a esquecê-las ou, simplesmente, a mudar de objetivos. E de repente, contra todas as expectativas, acordamos um dia transformados naqueles adultos de quem fugimos e que tanto contestamos!

A última fase, contrariamente ao que parece anunciar, pode revelar-se, de todas, a mais libertadora, aquela em que deixamos de sentir a necessidade de parecer e passamos simplesmente a procurar ser quem realmente somos. Aquela em que deixamos de querer mudar o que quer que seja para em vez disso aceitar o que a viagem e o caminho têm para nos oferecer. É por esta altura que pouco nos importa o olhar dos outros ou o que possam pensar e dizer.

Porque, finalmente, concluímos que é preciso muito pouco para sermos felizes e que na Vida há dois momentos únicos, aos quais, nenhum de nós escapa e cuja experiência não poderá nunca ser partilhada: o Nascimento e a Morte.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire